Produção de Áudio para VR

Produção de Áudio para VR

Com a ascensão da realidade virtual e aumentada, do video 360 e todos os formatos de mídia imersivos, a necessidade de áudio realista e envolvente é maior do que nunca. O mercado de midia imersiva está se abrindo trazendo novas oportunidades para músicos, produtores, designers de som, engenheiros e criativos em geral.
Neste painel vamos explorar as tecnologias que nos levam a uma experiencia persuasiva de Realidade Virtual.

Moderador: Carlos Ronconi - Assessor técnico de áudio - Rede Globo

Assessor técnico nos Estúdios Globo onde atua na area de audio. Participou da implantação de várias tecnologias de audio para live e sonorização, desde o primeiro workstation de áudio até a Unidade Móvel de Áudio. Coordena o áudio dos eventos e transmissões do Entretenimento tais como Carnaval, Especial Roberto Carlos, Criança Esperança, Rock In Rio, Brazilian Day, etc. Formado em Cinema pela Universidade Gama Filho e estudou Engenharia Elétrica na Fundação Valeparaibana de Ensino, de São José dos Campos, SP. Formado em Música (Piano Clássico) pelo Conservatório Santa Cecília, também de SJC. Trabalhou também no Instituto de Atividades Espaciais, nos Estúdios Transamérica e na gravadora Som Livre.

Produção de áudio para VR

Daniel Reis fala sobre o processo de captura, mixagem e renderização de som para realidade virtual e aplicações de vídeo em 360 graus.

Palestrante: Daniel Reis - Head of Sales da Sennheiser no Brasil

Daniel Reis, Head of Sales da Sennheiser no Brasil. 20 anos de experiência no áudio profissional, já trabalhou com grandes nomes da música Brasileira em estúdios e shows ao vivo. Na Sennheiser Daniel também faz a engenharia aplicada para toda a América latina de grandes projetos de TV e Broadcast.

Conceitos, aplicações e tendências do áudio em realidade estendida

Nessa palestra, apresentaremos exemplos da aplicação do som em experiências imersivas. Da concepção à criação do melhor método de trabalho, dependendo da situação apresentada. Mostraremos alguns trabalhos realizados junto com a Arvore, uma produtora voltada para a criação de narrativas imersivas.

Palestrante: Daniel Sasso - Gerente técnico dos Estúdios JLS

Gerente tecnico dos Estudios JLS há mais de 15 anos, participou de diversos projetos envolvendo audio imersivo, entre eles games, videos 360 e experiencias em realidade virtual, além de ter atuado na pós produção do áudio de diversos filmes e series. Estuda a capacidade imersiva do som há mais ou menos 4 anos fazendo parte de diversos foruns e grupos de discussão a respeito do tema. Junto com Toco Cerqueira formou o LAB 657, empresa voltada para a criação de audio para as mais diversas plataformas.

Nova realidade no velho continente

Palestrante: Billy Mello - Resident VR / Spatial Audio Specialist at Riverside Studios | eisBER Multimedia GmbH

Designer de som, produtor musical e desenvolvedor de áudio para TV, rádio, publicidade, jogos, VR, AR, MR e Podcast. Áudio espacial, som 3D e Ambisonics. Conteúdo imersivo de áudio em VR para experiências realmente imersivas. Áudio espacial que aprimora o vídeo em 360 ° e a realidade virtual. Atmosfera sonora 3D binaural. 25 anos de experiência em programação musical e DJing. DJ e co-produtor musical no Caldeirão do Huck, no ar todos os sábados pela TV Globo - Brasil. (out 2000 / jan 2015). Mistura de música pré-gravada, efeitos sonoros e trilhas sonoras para todas as gravações em estúdio. Selecionando músicas de terceiros para o programa, criando listas de reprodução ao vivo.