MAM – Os Desafios da Gestão de Acervos frente à Imaterialidade da Imagem

MAM – OS DESAFIOS DA GESTÃO DE ACERVOS FRENTE À IMATERIALIDADE DA IMAGEM

Administração dos ativos digitais em face da imaterialidade dos conteúdos audiovisuais e processos automatizados. Compatibilidade entre diferentes hardwares e softwares que compõem um ambiente técnico-operacional. Definição da melhor solução que atenda ao modelo de negócio. Qualificação profissional. Obsolescência. Preservação. Convergência Digital. Difusão e Monetização.

Moderador: Teder Muniz Morás - Consultor de Mídias Digitais - TV SBT Canal 4 SP

Consultor em mídias no SBT. Atua há mais de 30 anos na área de gestão, digitalização e preservação de acervos audiovisuais. Doutorando e Mestre em Comunicação, com bacharelado em Administração de Empresas. Professor e palestrante em seminários nacionais e internacionais na discussão e disseminação da cultura digital frente às novas tecnologias.

IDENTIDADE DE ATIVOS DIGITAIS

Os radiodifusores devem melhorar constantemente a velocidade, a precisão e a flexibilidade do processo. Um obstáculo importante, nesse caminho, é a ausência de um método universal para identificar conteúdo. Isso resulta em fluxos de trabalho manuais, além de comunicações que consomem recursos para produção, processamento e troca de conteúdo, especialmente para ativos obtidos de várias origens. O uso de IDs globalmente exclusivos é, portanto, necessário para qualquer solução. Vamos explicar a arquitetura de ID desejada e como preservar os IDs pré-existentes e os metadados ricos em comerciais, além de sua adequação às redes de TV.

Palestrante: François Modarresse - Business Development Consultant - EIDR

Possui mais de 30 anos de experiência em tecnologias de transmissão e mídia, desempenhando papéis importantes no lançamento de HDTV e H264. Atualmente, ele dirige o desenvolvimento de negócios internacionais para o EIDR, um consórcio dos principais estúdios de Hollywood, muitas das maiores redes de TV e empresas de streaming. Antes do EIDR, François atendeu clientes globais, liderando a inovação nos mundos de produção e metadados de transmissão. Antes disso, ele liderou o marketing de produtos na Dolby, produzindo inovações importantes, como Dolby Mobile, Atmos e Vision.

Os Desafios do Acervo e Preservação

Uma abordagem de tecnologia, processos, e ferramentas .O desafio da escolha ou definição de tecnologia para preservação e acervo diante das opções existentes e a evolução tecnológica, com enfoque na tecnologia óptica para arquivo. Uma visão e discussão sobre os desafios da preservação quando necessário a digitalização e os modelos operacionais para grande escala. Os benefícios das ferramentas e tecnologias para catalogação e preservação do conteúdo.

Palestrante: Erick Soares , Expert em Tecnologia - Sony Brasil

Expert em Tecnologia para Suporte a Vendas e Marketing, atuante há mais de 15 anos na Sony, em novas tecnologias, workflow e produtos no mercado de broadcast. Formado pela F.E.I (Faculdade de Engenharia Industrial – S.B.C./SP) e Pós-Graduado pela F.I.A. (Fundação Instituto de Administração- USP). Acompanhou o desenvolvimento de novos produtos bem como a implementação de projetos estratégicos, servindo de interface entre clientes brasileiros e a engenharia do Japão. Tem participado de diversos eventos nacionais e internacionais.

CONTEÚDO LÍQUIDO

Com tantas novidades tecnológicas ao nosso redor, surgem novas narrativas. Da Internet das Coisas ao conteúdo Omni-channel, tudo falará com você no tom único de cada plataforma. Novas histórias cada vez mais líquidas, que transbordam as telas. Nessa sinapse compartilhada com os participantes, o futuro da comunicação integrada se apresenta numa narrativa não linear, colaborativa, interativa e sem limites entre o real e o virtual. Estratégias de Transmídia podem ser as ferramentas necessárias para transformar o público no seu melhor storyteller, no seu fã. Histórias tão contagiantes que são compartilhadas na velocidade de um piscar de olhos, perdem o controle na rede, alcançam nossas memórias afetivas e passam a fazer parte da cultura popular.

Palestrante: Giuliano Chiaradia - Head de Conteúdo Digital - SBT

Diretor de Conteúdo com 20 anos de experiências inovadoras na Indústria do Entretenimento, Programação e Marketing na América Latina, trabalhando com grandes produtores em todas as plataformas. Liderando equipes no Brasil, Argentina, México e Estados Unidos. Ex-criativo da MTV/Nickelodeon no Brasil e nos Estados Unidos, baseado em Miami. Ex-diretor e autor na Rede Globo de Televisão, um dos pioneiros em projetos de transmídia e conteúdo móvel. Master Class em Inovação Digital pela escola sueca Hyper Island. Especialização em Gestão Estratégica e Novos Negócios pela Coppead Business School UFRJ, no Rio de Janeiro. Extensões em cinema e TV na Itália, Cuba e nos Estados Unidos. Palestrante sobre inovação e transmídia no Brasil e no Exterior. Artista residente da La Chambre Blanche, centro multidisciplinar de arte e tecnologia em Quebéc, Canadá. Fundador do projeto #Artmobile, inovação social que ensina jovens ao redor do mundo a fazer arte com o telefone celular.

Media Center, MAM, Ativos Digitais, Eficácia e Eficiência no atendimento ao Cliente.

A inovação tecnológica, somada a convergência digital e a velocidade da informação, resultaram em desafios diários dentro do universo Broadcast, principalmente no âmbito técnico e operacional. O aumento exponencial do conteúdo trouxe à tona a necessidade da implantação de tecnologias de armazenamento compartilhado de alta performance e fluxos de trabalho que promovam mais eficiência, segurança e disponibilidade. Enquanto no, até então, consolidado ambiente de preservação do conteúdo, somos encorajados a repensar conceitos de catalogação diante do advento da Inteligência Artificial. Nesta constante corrente migratória é indiscutível a necessidade de evoluirmos, já não há mais espaço para o analógico, e o terreno do digital é vasto em possibilidades.

Palestrante: Juliana Ferrari - Media Manager - SBT

Profissional com atuação de liderança em ambiente de Media Center coordenando workflows operacionais com segurança e eficiência na movimentação e armazenamento de ativos digitais.