Áudio sobre IP e Interoperabilidade de Protocolos

AoIP- Áudio sobre IP e Interoperabilidade de Protocolos

Com a migração de sistemas de áudio para transporte sobre IP e a grande diversidade de protocolos de áudio atualmente disponíveis, iniciativas de interoperabilidade como o AES67 visam a integração de tecnologias e soluções de diferentes fabricantes, aumentando as possibilidades operacionais e trazendo maior segurança no investimento em novas infraestruturas.
Nesse painel abordaremos  importantes características e opções na escolha dessas tecnologias e suas utilizações com o standard SMPTE 2110.

Moderador: Gabriel Thomazini – Coordenador de Áudio - Globosat

Trabalhando há mais de 30 anos com audio profissional, foi técnico de gravação e mixagem de conteúdos musicais, técnico de P.A e Sound Designer. Há mais de 15 anos na área de broadcast, participou realizando projetos para infraestrutura de áudio de grandes eventos como Olimpíadas, Copas do Mundo e Shows Internacionais. Participou no desenvolvimento de projetos de Unidades Móveis, Estúdios de Televisão e infraestrutura IP para sistemas profissionais de áudio e automação. Membro da AES desde 1998, realiza palestras e workshops promovendo novas técnicas e tecnologias para produção de áudio. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador de Áudio da Globosat, considerada a maior programadora de TV a cabo da América Latina.

Interoperabilidade dos padrões AES67 e SMPTE ST 2110

Com a convergência de redes IP para o tráfego de áudio e vídeo não comprimidos na infraestrutura de broadcasting, é necessária uma padronização dos protocolos de comunicação.
Veja todas as variáveis em jogo, os padrões existentes, a situação atual e o futuro da implementação de áudio sobre IP.

Palestrante: Giuliano Quiqueto - Consultor técnico - Yamaha Musical do Brasil

Giuliano Quiqueto é pós-Doutor pela Politénica da USP, doutor em Acústica e vibrações pela Universidade de Ferrara (Itália) e especialista em DSP pelo Institute of Sound And Vibration Research (IVSR, Inglaterra). Engenheiro Elétrico pela FEI (SP). Atuação em projetos brasileiros e europeus relacionados ao àudio, DSP e acústica. É responsável pelo mercado de Áudio Profissional – Broadcast, na Yamaha Musical do Brasil, atuando diretamente com grandes emissoras de TV e Rádio. É professor na Escola Politécnica da USP, São Paulo.

Auto-Provisionamento de Audio sobre IP para ST2110 utilizando NMOS

Abordagem à complexidade de distribuição e compatibilização de pacotes AES67 em infraestruturas com protocolos mistos (Dante, Livewire, Ravenna) e ambientes ST2110. Os benefícios do Auto provisionamento disponibilizado pelo NMOS. Relatos de experiências e testes em ambientes reais de interoperabilidade com equipamentos utilizando diferentes protocolos.

Palestrante: Mauricio Belonio - Diretor - Alliance Technologies

Graduado em Engenharia Eletrônica e Pós-Graduado em telecomunicações pela Universidade São Judas Tadeu. Atua há 23 anos no mercado de Broadcast e produção de conteúdo como Engenheiro de Projetos, Gerente de Suporte e Diretor Técnico. Hoje é Sócio-Fundador da Alliance Technologies, distribuidor Riedel para o mercado Brasileiro.

A evolução do áudio sobre IP na ultima década

Desde as primeiras soluções para áudio e vídeo sobre rede, sempre houve múltiplas tecnologias em uso. Hoje, com o avanço de grupos de trabalho focados em interoperabilidade,  algumas soluções permitem o uso de diferentes fabricantes mas ainda há um longo caminho até todos falarem a mesma língua.

Palestrante: Rafael Lopes Susin - Sócio fundador - DSPRO

Rafael Lopes Susin, Sócio fundador da DSPRO, empresa pioneira no mercado de Áudio e Vídeo sobre rede no Brasil. Formado em engenharia eletrônica e com 20 anos de experiência em soluções Real Time sobre redes de pacotes, inicialmente para mercado de telecomunicações e em seguida, para mercado de broadcast.