Sistemas de Áudio sem Fio – Novidades sobre Tecnologias e Uso do Espectro

Sistemas de Áudio sem fio – novidades sobre tecnologias e uso do espectro

A demanda pelo uso de sistemas de microfone e monitoração sem fio têm aumentado em número de canais de áudio, pela exigência de qualidade e possibilidade de uso não perceptível. O que usuários e fabricantes têm feito e têm a oferecer para atender a essas demandas de mais canais, melhor qualidade de áudio e uso em situações extremas e atípicas.

Moderador: Helio Kuwabara - Engenheiro de Suporte de Áudio - TV GLOBO

Bacharel em Engenharia de Telecomunicações (Centro Universitário da Cidade – 2011). Atualmente trabalhando como Especialista de Áudio na TV GLobo. Começou a trabalhar na TV Globo desde 1995 na área de suporte e manutenção de equipamentos e sistemas de áudio e comunicação, participou da implantação dos estúdios do Projac e dos grandes OBVan´s digitais. Ele compôs as equipes responsáveis por cobrir vários eventos, incluindo Carnaval, GP Brasil de Fórmula 1, presidenciais de 2003 e 2007, Copa do mundo de 2002 e 2006. Em 2012 teve seu trabalho de graduação em engenharia reconhecido com o II Prêmio Oscar Niemeyer do CREA -RJ.

O 3G-LTE chegou. Quais tecnologias irão possibilitar o uso dos sistemas sem fio livre de interferências

Um breve resumo da atual situação do espectro de UHF será apresentado.  Junto com isso, mostraremos quais tecnologias existem hoje que possibilitam o uso de um grande número de microfones sem fio, com qualidade de RF e áudio digital, livre de interferências, em um espectro cada vez mais congestionado.

Palestrante: Fernando Fortes - Especialista sênior de Desenvolvimento de Mercado Pró-Áudio - Shure do Brasil

Fernando Fortes é Gerente Associado de Desenvolvimento de Mercado na Shure do Brasil. Técnico em eletrônica e formado em engenharia elétrica, ele trabalha há mais de 25 anos no ramo de áudio profissional. Além de uma extensa experiência com produções teatrais, foi Sound Designer das Cerimônias de Abertura e Encerramento da Copa do Mundo FIFA Brazil 2024. Trabalhou também como coordenador de RF nos maiores eventos no Brasil, incluindo grandes festivais como Rock in Rio e Lollapalooza por 7 anos. Antes de se tornar parte do time da Shure, ele trabalhou como Audio Production Manager para as Cerimônias Olímpica e Paraolímpica nos Jogos do Rio de Janeiro 2016

Sistemas sem fio Lectrosonics e usos no TV/Film

A apresentação discutirá equipamentos Lectrosonics em aplicações exigentes na produção de TV e Cinema. Tomando como exemplo alguns casos reais. Será feita uma revisão das mudanças no espectro e do ponto de vista tecnológico do fabricante em relação a elas.

Palestrante: Christian C. Cabezas - Representante de Vendas para a América do Sul na Lectrosonics, Inc

Christian Cabezas é engenheiro de som com experiência em integração e instalação de sistemas de áudio em ambientes Broadcast. Ele trabalhou como consultor de produção de áudio para conteúdo audiovisual e atualmente é representante de vendas para a América do Sul na Lectrosonics, Inc.

Sennheiser em grandes eventos – Estudo de caso do Eurovision Song Contest 2018

Estudo de caso do maior festival de música da Europa com audiência de quase 1/6 da população mundial, vamos conhecer as soluções da Sennheiser para eventos de grande porte

Palestrante: Daniel Reis - Head of Sales – Head of Sales da Sennheiser no Brasil.

Daniel Reis, 20 anos de experiência no áudio profissional, já trabalhou com grandes nomes da música Brasileira em estúdios e shows ao vivo. Na Sennheiser Daniel também faz a engenharia aplicada para toda a América latina de grandes projetos de TV e Broadcast.

Sistemas sem fio e sua crescente utilização

A demanda das produções audiovisuais, seja pelo pouco tempo e/ou orçamento, aliado às novas formas de se filmar, fazem com que o áudio cada vez mais dependa das transmissões em RF para satisfazer a qualidade sonora, a liberdade de interpretação do elenco e a velocidade da filmagem.

Palestrante: Paulo Ricardo Nunes - Produtor de Áudio - TV Globo

30 anos como Técnico de Som cinematográfico. Há 2 anos como Produtor de Áudio da TV Globo. Tendo feito: Filmes: Cidade de Deus, Xingú, Flores Raras, entre outros. Séries: Mandrake, Filhos do Carnaval, entre outras. Novelas: Novo Mundo, O Outro Lado do Paraíso e O Tempo Não Para.