Produção de Áudio Imersivo

Produção de Áudio Imersivo

O áudio imersivo compõe um conjunto de tecnologias e possibilidades criativas que promete levar o áudio a um novo patamar técnico e criativo. Através da tridimensionalidade e utilização de objetos sonoros, finalmente é possível levar uma nova e acessível experiência sonora ao espectador, em diversos dispositivos entre os quais se incluem soundbars e headphones. Com testes sendo feitos no Brasil nos mais diversos tipos de conteúdo e importantes discussões sendo travadas internacionalmente no que diz respeito aos padrões, o objetivo do painel é traçar um panorama aos participantes dos experimentos feitos no Brasil, principais tecnologias e algumas formas de se produzir conteúdo com áudio imersivo.

Moderador: Rodrigo Meirelles – Supervisor Executivo de Áudio -TV Globo

Formado em engenharia eletrônica e de computação, gravação e produção fonográfica, tem mestrado em Educação e Mídia. Há 16 anos no mercado de áudio, começou sua carreira como engenheiro em estúdios de produção musical no Rio de Janeiro, foi instrutor e fundador do centro de treinamentos ProClass, pioneiro em certificações oficiais em Pro Tools e Avid no Brasil e, na TV Globo, foi responsável pela área de sonoplastia de pós-produção de 2009 a 2014. Hoje é responsável pela área de Produção de Áudio do Entretenimento (Estúdios Globo). Foi professor universitário por 8 anos ministrando disciplinas nos cursos de Produção Fonográfica, Produção Audiovisual, Rádio e TV e Graduação em Cinema.

Dolby Atmos

A apresentação fará uma linha de tempo dos testes, avanços e conquistas do Dolby Atmos na TV Aberta, TV Fechada, VOD e OTT no Brasil e América Latina.
Apresentará o workflow adotado utilizando os encoders da Dolby, DPs 590/591.
Para finalizar uma atualização das discussões no fórum ISDB-Tb a respeito dos codecs DOLBY.

Palestrante: Giovanni Asselta - Engenheiro de Soluções America Latina - Dolby Laboratories

Giovanni Asselta foi Coordenador e Professor Universitário entre 2001 e 2008, responsável pelas seguintes disciplinas: Tecnologia em Rádio e TV; Produção Publicitária em Rádio e TV; Produção Cultural e Técnicas de Estúdio (Gravação Musical), entre 2008 e 2015 foi Supervisor de Áudio na RECORD TV e desde 2015 é Engenheiro de Soluções na Dolby Latin America.

A transição para MPEG-H TV

Em maio de 2017, foi lançado na Coreia do Sul o primeiro serviço mundial de transmissão UHDTV com o sistema de áudio MPEG-H TV, um codec de áudio de última geração.
Agora, o sistema está em operação regular por mais de um ano e, nesse meio tempo, as principais emissoras terrestres testaram os diferentes formatos disponíveis. É o momento perfeito para fazer uma revisão intermediária e relatar a experiência feita durante o primeiro ano.
A partir das modificações necessárias para integrar o Sistema de Áudio de Televisão MPEG-H na infra-estrutura existente e operá-lo com formatos legados (estéreo e surround 5.1), esta apresentação descreverá as diferentes fases da transição para o uso total do conjunto de recursos do sistema de áudio MPEG-H TV.

Palestrante: Stefan Meltzer - Business Development for TV Broadcast Applications - Fraunhofer IIS

Stefan Meltzer estudou engenharia elétrica na Universidade Friedrich-Alexander em Erlangen, Alemanha. De 1990 a 2000, trabalhou no Instituto Fraunhofer de Circuitos Integrados (IIS) em Erlangen, Alemanha. Depois de trabalhar na Coding Technologies e na Iosono, bem como consultor de tecnologia independente, ele se juntou novamente ao Fraunhofer IIS em 2018 e agora está encarregado do desenvolvimento de negócios para aplicações de transmissão de TV.

Soluções AVID

A apresentação abordará a integração de tecnologias para trabalhar com áudio imersivo nas soluções da Avid.

A parceria da Avid e Dolby para melhorar o fluxo de trabalho para pós-produção em ATMOS, e o ecossistema de soluções de terceiros para trabalhar neste formato.

Áudio imersivo ATMOS em pós e transmissão ao vivo, as peculiaridades de cada cenário.

Qual é a diferença de trabalhar com diversos formatos imersivos dentro do Pro Tools, como Ambisonics, Auro-3D e MPEG-H.

Palestrante: Eduardo Andrade - Diretor Comercial e Especialista de Solução para o segmento de Áudio no Brasil da Avid Technology, Inc.

Eduardo Andrade é Produtor Musical e Engenheiro de Som, e atualmente atua como Diretor Comercial e Especialista de Soluções para o segmento de Áudio da Avid no Brasil. Após sua graduação pela Berklee College of Music, trabalhou em Los Angeles no estúdio de pós-produção Gray Martin Studios, atendendo clientes como HBO, MTV e VH1. Em 2007, Eduardo retornou ao Brasil, e no Rio de Janeiro trabalhou em diversos projetos como engenheiro de mixagem e gravação, compositor de trilhas sonoras e produtor musical. Em 2013, foi indicado ao Grammy Latino por seu trabalho com Ed Motta em AOR e com Skank em Ao Vivo no Rock in Rio 2013. Durante esses anos trabalhou com grandes artistas como Ana Carolina, Luiz Melodia, Capital Inicial, Bill Cobham, e Guto Goffi do Barão Vermelho. Além disso, também participou de projetos de pós para filmes e programas de televisão para Discovery Channel, TV Globo, Multishow e Lereby. Em 2016, trabalhou com Ale Siqueira na equipe de produção musical para a cerimônia de encerramento das Olimpíadas no Rio de Janeiro, e também tem trabalhado com a Dolby em projetos que rompem barreiras da implementação da tecnologia ATMOS, como sua primeira transmissão por internet da história.