A Visão da Comunicação na Convergência Digital

Fernando Carlos Moura

A Visão da Comunicação na convergência digital

Nesta sessão, acadêmicos brasileiros da Comunicação  terão a oportunidade de analisar as mudanças na cadeia de produção audiovisual, com ênfase na distribuição de conteúdo e em como o comportamento da audiência esta mudando frente às novas demandas de consumo audiovisual. Serão analisadas as novas plataformas de distribuição audiovisual, as novas ferramentas de distribuição de conteúdo e os novos hábitos dos espectadores . Trata-se de uma oportunidade única para trocar experiências com aqueles que dão o suporte crítico e as ferramentas para produção e distribuição de conteúdo.

 

Moderador: Prof. Doutor Fernando Carlos Moura - Editor-chefe da Revista da SET

Jornalista, professor do curso de Design Digital, e de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC); professor do Curso de Pós-graduação em Produção Executiva e Gestão da Televisão da FAAP (Fundação Armando Alvarez Penteado) e pesquisador do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (UNL) e desde 2013 editor-chefe da Revista da SET.

Obted – Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica

O Obted (Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica) é um projeto do Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais (LabArteMídia), do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi idealizado pelo professores Almir Almas (CRT-ECA/USP) e Deisy Feitosa (FFLCH-USP) com o objetivo de acompanhar o cenário de implantação da TV digital no Brasil e, ao mesmo tempo, olhar e refletir sobre tecnologias de comunicação, linguagens e conteúdos de televisão ambientados na era de produção digital em massa. Recentemente, com a chancela do Obted, foi criado o Museu da Memória e Oralidades sobre a TV, concebido com o propósito de reunir depoimentos em vídeo de telespectadores que trazem reconstituições e reflexões históricas sobre o encontro de suas vidas com a “vida” que pulsa em um ambiente de televisão, considerando os tempos passado, presente e futuro.

Palestrante: Profa. Dra. Deisy Fernanda Feitosa - Jornalista

Jornalista e professora associada do Observatório Brasileiro de TV Digital e Convergência Tecnológica (Obted) da ECA/USP. Mestre em TV Digital, doutora em Ciências da Comunicação e pós-doutoranda em Diversidades

Caminhamos realmente para uma convergência? TV aberta e TV por demanda são realmente iguais?

O discurso tecnológico indica que em breve não iremos perceber as diferenças entre a TV linear e a TV sob demanda. Muitos afirmam que para o espectador não importará por qual plataforma o conteúdo será distribuído. Será mesmo assim? Que modelo de televisão a sociedade brasileira realmente quer? A Inteligência Artificial irá impactar a programação da TV Linear?

Estas questões serão analisadas colocando-se em xeque o discurso tecnológico da convergência midiática que vem pautando as ações dos grandes players mundiais e gestores das emissoras de televisão em todo mundo e que podem colocar em risco a viabilidade econômica das emissoras de TV no Brasil.

Palestrante: Prof. Dr. Francisco Machado Filho - Jornalista e professor do curso de Jornalismo e Rádio e TV da Unesp/ Bauru - Diretor da TV UNESP

Experiência de 15 anos em produção e direção de programas de TV. Doutorando em TV Digital pela UMESP-SP. Especialisa em Gestão em Assessoria de Comunicação. Professor universitário nos cursos de comunicação social Especializações: Gestão em Assessoria de Comunicação, TV Digital, Internet, Marketing Digital.

Como pensar conteúdos a partir dos perfis dos públicos

Diariamente as emissoras de TV recebem um grande volume de dados quantitativos a cerca do desempenho de seus produtos. Entretanto essas informações isoladas não são suficientes para responder perguntas como: Quem estava assistindo? Por que estavam assistindo? Por que deixaram de assistir? Porque um conteúdo agrada mais que outros? Pensando em criar conteúdos que atendam a demandas específicas dos telespectadores, as emissoras de TV estão mais atentas ao perfil sócio-econômico-cultural do público que as consome. Esta variável indica uma série comportamentos e preferências que podem levar os produtores de conteúdo de mídia a decisões mais acertadas no que diz respeito a escolha de temas e abordagens para seus produtos

Palestrante: Prof. Me. Carla Pollake da Silva - Professora da Faculdade Cásper Líbero e Sócio-fundadora da Escola de Comunicadores de SP (ECO).

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2004). Experiência profissional em TV e acadêmica. Atualmente (2018) professora da Faculdade Cásper Líbero. Já foi docente em várias universidades como: Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Santanna, entre outras. De 2016 a 2017 foi Gerente de Pesquisa e Análise de Conteúdo da TV A Crítica (afiliada da TV Record). Atualmente é sócio-fundadora da Escola de Comunicadores de SP (ECO).

Mobilização transmídia e poder da audiência

O crescimento do poder das audiências no contexto das mídias convergentes é um componente fundamental a ser notado pelas empresas, pois sua capacidade de impactar o mercado continua em crescimento. Recentemente, mobilizações que procuram combater os diversos preconceitos impactaram o universo da produção, algumas, inclusive, solicitando o cancelamento de programas em plataformas de assistência em streaming. Por isso, é importante refletir a respeito de possíveis ações que possibilitem a produção em conformidade com as demandas patentes e efetivas dos públicos.

Palestrante: Profa. Dra. Fernanda Castilho - Professora do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Fatec) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professora do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Fatec) e do curso Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora e Mestre pela Universidade de Coimbra (Portugal). Graduação em Comunicação Social ? Jornalismo pela PUC Campinas. Pesquisadora do Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP (CETVN) e do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva OBITEL. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em narrativas de ficção e não-ficção, atuando principalmente nos seguintes temas: ficção televisiva, telenovela, narrativas transmídia, consumos digitais, práticas digitais estudantis, representação e minorias.

A Comunicação Audiovisual da Ciência na Ibero América

Informar a ciência para o grande público é um desafio que todas as TV’s públicas, universitárias ou comerciais enfrentam rotineiramente e com a convergência digital, uso de mídias sociais e a distribuição por múltiplas telas o desafio é ainda maior.

Como as TV’s Universitárias e Educativas estão inovando na comunicação da ciência através do Audiovisual. Formatos de programas, recursos interativos, jornalismo científico em rede, algumas das experiências desenvolvidas nas TV’s Ibero americanas e as tecnologias utilizadas.

Palestrante: Prof. Dr. Fernando Moreira - Diretor da TV Univap e Presidente da ABTU - Associação Brasileira de Televisão Universitária

Pedagogo, Publicitário e Profissional de Comunicação. Diretor da TV Univap e Presidente da ABTU - Associação Brasileira de Televisão Universitária. Mestre e Doutor em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor titular da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação da Universidade do Vale do Paraíba. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em tecnologias audiovisuais e processos comunicacionais. Membro de associações profissionais no Brasil e Exterior, como Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e Telecomunicação - SET, Broadcast Education Association - BEA, National Association of Television Program Executives - NATPE e Society of Broadcast Engineers- SBE.