Conteúdo: o Futuro do Rádio – Alternativas

CONTEÚDO: O FUTURO DO RÁDIO – ALTERNATIVAS

Pesquisas de audiência do veículo Rádio mostram as atuais tendencias do consumo de áudio.
Estratégias de Mercado entre o broadcast terrestre e o “on line”.
Duas das maiores emissoras de Radio brasileiras em rede, apresentam a preservação de seus conteúdos e modelos de negócios.
Avaliação mundial do futuro do radio convencional, analógico e digital, frente ao crescente consumo de áudio “on line!”

Moderador: Eduardo Cappia - Diretor EMC / Diretor de Rádio SET

Engenheiro Eletricista desde 1979. Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991. EMC Fez testes do Rádio Digital na UFMG – Belo Horizonte e Responsável Técnico por testes de HD Radio em Cordeirópolis – SP e DRM em Belo Horizonte. Avaliação e defesa de tese junto ao IBiquity nos EUA, sobre convivência de emissoras em Digitais em primeiros canais adjacentes FM. Implantação em 2014 da estação de testes, em eFM – 84,7 MHz – Jovem Pan – São Paulo. Na AESP - líder do Comitê Técnico desde 2011. Atuação na Diretoria de Rádio SET – desde 2011.

AUDIÊNCIA AFERIDA, MEDIDA OU SENTIDA?

Pesquisa e Métricas, o que prevalece no modo de constatar a audiência e penetração do rádio?  Ferramentas “on-line” de avaliação e a pesquisa convencional para onde deslocar os investimentos em comunicação e para vencer a capilaridade da publicidade nas Agências.

Palestrante: Gilberto Gonçalves de Souza - Especialista em análise de audiência - AB 25+

Enquanto estudava Rádio e TV, na FAAP, começou a fazer pesquisas eleitorais e de mercado, apaixonando-se pela rotina de entrevistas e viagens. Enriquecido com os ensinamentos de campo, é contratado pela Rádio Transamérica, em 1992, onde fora estagiário. Esta foi apenas a primeira das 26 emissoras de rádio e 2 de TV que viriam a contar com a experiência deste profissional, referência na análise de audiências e elaboração de pesquisa musicais e qualitativas.

RÁDIO “ON LINE” – IMAGEM/ÁUDIO – NOVOS HÁBITOS

Radio no “AR”, e Rádio “On-line” como o tradicional produto impulsiona 700 mil acessos em plataformas digitais.
O Editorial, Jornalismo, Produto, Tecnologia, disponibilidade “off line – on demand”.
Existe monetização real cruzada entre os “on e off line”?

 

Palestrante: Carlos Aros - Jornalista - Rádio Jovem Pan

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, CARLOS AROS, passou pelas redações da Rádio Jovem Pan e da Rádio CBN, onde foi chefe de reportagem. No Grupo Jovem Pan, atuou como redator do portal, repórter e passou pelas bancadas do Jornal da Manhã, do Morning Show e do Radioatividade. Atualmente é diretor de conteúdo da Rede Jovem Pan News. Especializou-se na cobertura de tecnologia, área na qual atua como comentarista e consultor. É vencedor do Prêmio Especialistas 2017 na categoria Tecnologia da Informação e foi três vezes indicado ao Prêmio Comunique-se na categoria Tecnologia, em 2015, 2016 (finalista) e 2017.

O NEGÓCIO RÁDIO – HOJE – PREPARAÇÃO PARA O FUTURO!!!

Com as mudanças de comportamento de consumo, que hoje, acontecem muito rápido, precisamos ter um olhar sistêmico, buscando soluções até inusitadas para fugirmos do lugar-comum.
Não dependemos apenas da tecnologia para tocar o negócio, e sim de pessoas que interpretem toda essa transformação com foco em desafios e resultados.

Palestrante: Luciano Costa Hoerbe - Gerente de Redes, Licenciadas e Afiliadas da área de rádio do Grupo RBS

LUCIANO COSTA, como é conhecido, é comunicador com relevante experiência acadêmica. Jornalista formado pela PUC-RS, tem pós-graduação em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas pela ESPM-RS. Foi professor do curso de locução para rádio e TV na OSCIP/FEPLAM em Porto Alegre entre 2007 e 2012. Atualmente é Gerente de Redes, Licenciadas e Afiliadas da área de rádio do Grupo RBS atuando diretamente nos processos relacionados às Redes Atlântida RS, Gaúcha SAT, 102.3 FM, 92 FM e Farroupilha AM.

RÁDIO MARCAS – TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NO MERCADO

Como o mercado reage à diferentes conteúdos, plataformas e públicos… As que mais se destacam nas plataformas digitais. A audiência “convencional” como é comparada com a “das plataformas”? A monetização cruzada é conseguida? Estes e outros temas de interesse serão abordados.

Palestrante: Juliana Simomura – Gerencia de Marketing - Band Rádios

Com mais de 17 anos de mercado, passando por Pesquisa, Planejamento Comercial, Eventos e Branding fazem de Juliana extremamente habilitada, estrategista e confiante no produto Rádio. Integra Comitê de Mídia do CENP e de Rádio do Kantar IBOPE. Graduada em Propaganda e Maketing, cursa MBA – Analytics em Big Data pela FIA.