O Ecosistema da Internet das Coisas – Transformando Negócios e Melhorando a Experiência Humana

O ecosistema da Internet da Coisas – Transformando negócios e melhorando a experiência humana

Você já pensou no efeito da Internet das coisas (IoT) hoje em nossa vida? Estamos transformando radicalmente as experiências dos clientes, aprofundando relacionamentos, incrementando eficiências operacionais, transformando profissões, empresas e até indústrias inteiras.
Nesse painel abordaremos os desafios na construção do ecossistema da Internet das Coisas apresentando casos de uso com foco na indústria de mídia e entretenimento.

Moderador: Vinícius Vasconcellos - Consultor Senior - Telecom, Media & Entertainment IBM

Vinicius é consultor sênior na IBM, tendo como foco a aplicação de novas tecnologias como Inteligência Artificial, Blockchain, Cloud, Big Data e Analytics na indústria de Telecom, Mídia e Entretenimento. Com sólida experiência em telecom e broadcast, atuou como especialista e executivo na Claro e no Grupo RBS. É formado em Engenharia Elétrica com Especialização em Administração pela UFRGS e possui MBA em Gestão Executiva pela Fundação Dom Cabral.

A Jornada de IoT: da coleta de dados à aplicação de tecnologias cognitivas

Nesta palestra serão discutidos aspectos relacionados à adoção de tecnologias de IoT, partindo de cenários básicos de coleta de dados, passando pela utilização de estratégias analíticas, até chegar na aplicação de tecnologias cognitivas visando extrair valor para os clientes.

Palestrante: Roberto Engler Jr. - IBM Watson IoT Sales Leader

Há 12 anos na IBM Brasil, sendo o último ano e meio na área de vendas de Watson IoT. Já ocupou as funções de gerente da unidade Security Solutions, vendas de software para o setor de telecomunicações e P&D, tendo passado pelo IBM Zurich Research Lab. Profissional com experiência de mais de 20 anos no mercado de tecnologia, formado em Ciências da Computação pela USP e MBA em Gerenciamento de Telecomunicações pela FGV.

A segunda onda da Internet – Todas as empresas serão empresas de IoT

Nos próximos anos todos os negócios vão ser altamente dependentes ou centrados em Internet das Coisas. Assim como a primeira onda da Internet transformou vários segmentos de negócios de forma radical, a próxima onda, que já está acontecendo, conhecida por Internet das Coisas, irá causar impacto semelhante ou maior em empresas de segmentos tradicionais que antes se consideravam imunes ao impacto da tecnologia.

As empresas terão que se transformar, de meros fabricantes de produtos físicos ou prestadores de serviços tradicionais, em empresas focadas em atender as demandas dos clientes através da orquestração de diferentes produtos conectados e serviços digitais, muitas vezes combinando produtos e serviços de terceiros, para ao final entregar uma experiência unificada e diferenciada que atenda a necessidade de seus clientes de uma forma que antes não era possível. A era das empresas que fazem uma “coisa que só faz uma coisa”, irá em breve acabar.

Palestrante: Flávio Maeda - Presidente da ABINC - Associação Brasileira da Internet das Coisas

Flavio Maeda é Engenheiro Mecatrônico e atua profissionalmente há 19 anos na área de TI industrial. Como empreendedor desde 2005 fundou empresas de consultoria de TI, software e Internet. Atua ativamente na área de Internet das Coisas desde 2009, tendo sido fundador dos grupos (meetup) Internet das Coisas na Prática, iniciador do projeto The Things Network no Brasil e membro do IOT Council.

Internet das Coisas: a inovação digital muito além da integração das coisas

A evolução e os ciclos de inovações digitais ocorridos nos últimos anos formaram um ambiente que permite e exige a assimilação de novas tecnologias para fazer tudo de forma diferente e melhor, que é o princípio da Transformação Digital. A Internet das Coisas(Internet of Things – IoT) faz parte deste ambiente e pode ser entendida como sendo a rede ubíqua e global que integra o mundo físico e o torna digital. Mas, esta integração, para ser efetiva e trazer valor, precisa estar associada a outras tecnologias para aproveitar ao máximo o potencial da Transformação Digital. Este ambiente vai gerar grandes oportunidades e desafios para as empresas e indivíduos.

Palestrante: Prof. Alberto Albertin - Professor da FGV - Coordenador do Projeto IoT no Centro de Tecnologia e Informação Aplicada (GVcia)

Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Associadas de São Paulo (1981), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor Titular da FGV-EAESP, Coordenador do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (CIA), do Programa de Excelência em Negócios na Era Digital (NED) e Coordenador Acadêmico para Educação Executiva da FGV-EAESP, líder do grupo pesquisa Administração, Análise e TI do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Tecnologia de Informação, Planejamento, Diagnóstico Organizacional, Uso Estratégico de Tecnologia de Informação, Negócios na Era Digital e Gerenciamento de Projetos.

Os desafios da operadora como enabler do IoT

A palestra vai abordar questões relevantes sobre o sobre mercado e tecnologia, como o volume de dados, armazenamento e padrões de conexão, além do uso da frequência de 700 MHz nas aplicações de IOT.

Palestrante: Diego Gomes - Gerente de Negócios de IoT na Claro Brasil

O IoT na TV

A palestra irá apresentar um resumo dos seguintes temas:
– Quando as Coisas começaram a se comunicar – Há mais de uma década nós convivemos com coisas que se comunicam em nosso dia a dia.
– O IoT na Distribuição de DTV – Hoje com a TV Digital é possível, e comum em grandes cidades, operarmos com vários sites de transmissão (GapFiller e SFN) como forma de ampliar a cobertura. Como as tecnologias envolvidas no IoT podem contribuir para o monitoramento desses sites e como esses sites podem contribuir como IoT?
– Faça o seu IoT com Módulos de Mercado, Bibliotecas Open Source e inteligência na nuvem – Apresentação rápida de um grande mercado de módulos e bibliotecas de códigos, de fácil utilização, sem necessidade de licença (sem custo), prontas para uso e os sistemas de nuvem que trazem inteligência e um time to marketing muito baixo. Exemplo Real de custos e tempo de desenvolvimento.
– O desafio da construção de Negócios por Trás do IoT – Uma provocação com cases onde as informações são preciosas para vários clientes. Como transformar isso em negócio?

Palestrante: Ricardo Fontenelle - Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento - TV Globo