Rádio Pós Migração / Redução de Cobertura?

RÁDIO PÓS MIGRAÇÃO / REDUÇÃO DE COBERTURA?

Serão atualizados os números da Migração AM x FM, com análise do efeito do aumento do numero de novas emissoras FM por região, redução de cobertura e alteração da proteção dos canais FM atuais. Impacto sobre o cenário de transmissão e recepção com os equipamentos aplicados na faixa estendida FM.

Moderador: Eduardo Cappia - Diretor EMC / Diretor de Rádio SET

Engenheiro Eletricista desde 1979. Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991. EMC Fez testes do Rádio Digital na UFMG – Belo Horizonte e Responsável Técnico por testes de HD Radio em Cordeirópolis – SP e DRM em Belo Horizonte. Avaliação e defesa de tese junto ao IBiquity nos EUA, sobre convivência de emissoras em Digitais em primeiros canais adjacentes FM. Implantação em 2014 da estação de testes, em eFM – 84,7 MHz – Jovem Pan – São Paulo. Na AESP - líder do Comitê Técnico desde 2011. Atuação na Diretoria de Rádio SET – desde 2011.

Migração AM X FM

Atualização dos  dados da Migração AM X FM e apresentação da  propositura de acomodação de canais FM em segundo adjacente.

Palestrante: Andre Ulhoa Cintra - Diretor de Radio - ABERT

Engenheiro de Comunicações – Consultor especializado no planejamento de canais de radiodifusão. Diretor de Rádio Abert e estando atualmente trabalhando na Canalização FM, pela ABERT para acomodar os canais migrantes. Desenvolveu pela SET trabalho para acomodar a canalização de TV no processo de planejamento da canalização de TV Digital de TV.

Regulamento FM

Apresentação dos tópicos que devem ser revistos no Regulamento FM, com exemplos e suas justificativas.

Palestrante: Claudio Lorini – Lorini Engenharia

Engenheiro Eletricista com especialização em Telecomunicações e Redes de Informação. Advogado com especialização em Direito das Telecomunicaçoes. Diretor da Lorini Engenharia Ltda / Loriservice – Radiodifusão e Telecomunicações desde 1981.

JOSE MAURO DE ÁVILA

Impactos na Transmissão e Recepção

Atualização de  equipamentos de transmissão e a experiência do 2o. canal adjacente  FM.
Dificuldades relativas às instalações diplexadas e os riscos de intermodulação.

Palestrante: José Mauro de Ávila - Diretor Técnico - MEGASISTEMA - AESP/SET

Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho pela Universidade Paulista 2008. Técnico em Eletrônica desde 1982. Participa da NAB – Broadcast Engineering Conference desde 1992. Palestrante em Seminários Técnicos SET AESP. Especialista Automação Audiovault – Broadcast Electronics.

Revisão da Norma técnica

Exposição dos tópicos em estudo para a revisão da Norma Técnica do Serviço de FM da Anatel. Serão abordados temas relacionados ao segundo canal adjacente e batimento de FI, dentre outras propostas para otimizar o planejamento de canais de FM.

Palestrante: Thiago Aguiar Soares - ANATEL

Thiago Soares é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Regulação de Telecomunicações pelo Inatel. Desde 2007 trabalha com planejamento de canais de radiodifusão na Anatel, e atualmente é coordenador de regulamentação técnica e harmonização internacional de serviços de radiodifusão na Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão – ORER.