Jornalismo e Esporte, Avançado – Produção Remota

Jornalismo e Esporte Avançado – Produção Remota

As estruturas de produção, geração e apuração jornalísticas evoluem de acordo com o impacto do avanço das tecnologias à disposição no setor. As novas plataformas de comunicação de massa, aliadas as necessidades contínuas de consumo de notícias do mundo contemporâneo, tornaram qualquer cidadão de posse de um “smartphone”, em um potencial produtor de notícias. As facilidades de publicação dos conteúdos e o surgimento de ambientes colaborativos remotos, deram agilidade e velocidade na distribuição dos conteúdos, que resultaram numa explosão do volume de informações ao alcance dos consumidores.

Moderador: Raimundo Lima – Diretor Editorial da Revista da SET e Diretor de Tecnologia e Operações- SBT

Por várias décadas de atividades na televisão aberta brasileira, teve passagens pelos Diários Associados, TV Manchete, TV Globo (GINY), TV Band, SBT, TV Cultura/SP e Esporte Interativo. Ao longo desse período, ocupou diversos cargos nas redes onde trabalhou, nos departamentos de Jornalismo, Esportes, Dramaturgia e Entretenimento. Passou também por diversas instituições de ensino como a Universidade de Brasília, PUC/SP e Universidade Federal Fluminense, entre outras. Atualmente, é Diretor Editorial da Revista da SET e Diretor de Tecnologia e Operações do SBT.

Palestrante: Roberto Cabrini – Apresentador e Editor Chefe do Conexão Repórter - SBT

Considerado um dos principais jornalistas brasileiros, especializado em jornalismo investigavo, coberturas de guerras e da defesa dos direitos humanos, ganhou praticamente todos prêmios importantes em seu meio (Prêmio Esso, Troféu Imprensa, APCA, Vladmir Herzog, Líbero Badaró entre outros), em três décadas de carreira. Mais do que ninguém, Cabrini conhece a importância da tecnologia alida aos princípios do jornalismo investigativo competente e responsável. Ouví-lo, será uma experiência imperdível.

Palestrante: Hugo Gaggioni – Chief Technology Officer – Sony Professional Solutions Americas

Formado em Telecomunicações, Engenharia de Sistemas e Engenharia Eletrônica pela Universidade de Essex em Colchester, Inglaterra; Universidade da Pensilvânia e Universidade de Columbia, respectivamente. Gaggioni, na Sony desde 1988, possui várias patentes e foi autor de mais de 40 publicações técnicas nas áreas de compressão de vídeo, bancos de filtros digitais, dispositivos e sistemas HDTV e UHDTV. Antes de ingressar na Sony, ele trabalhou na RCA Corp. e Bell Communications Research. Com interesses de pesquisa que vão desde processamento de vídeo digital e imagem e teoria da informação até compressão de vídeo / áudio e processamento de sinal multidimensional, Gaggioni participou de mais de 15 conferências internacionais nas áreas de HDTV, UHDTV e sistemas de compressão de banda larga. Ele também deu inúmeras apresentações e cursos de tutorial sobre processamento de sinais e tecnologias avançadas de vídeo em eventos internacionais patrocinados pelas organizações SMPTE, IEEE, SET e Eurasip.

Palestrante: Paulo Zero - Jornalista e Cinegrafista - TV Globo

Paulo Bormann Zero natural de Niterói, RJ em 29 de Novembro de 1957. Começou seu trabalho profissional no jornalismo televisivo em 1978 no escritório da TV GLOBO em Nova Iorque. Foi Reporter cinematográfico correspondente nos escritórios da TV GLOBO em Nova Iorque, Washington D.C., Pequim e Paris. Também trabalhou na TV GLOBO São Paulo e atualmente trabalha na TV GLOBO Rio no programa Fantástico. Ganhou o prêmio Comunique-se "MESTRES do JORNALISMO" como repórter de imagem, entre outros.