Evolução do SBTVD ( Sistema Brasileiro de TV Digital)

Evolução do SBTVD ( Sistema Brasileiro de TV Digital)

Apesar do SBTVD ser um dos mais avançados padrões de televisão mundial, ainda há espaço para evolução.
Veja o que o futuro reserva, com relação à interatividade, HDR, áudio imersivo e a possibilidade de transmissão 4K mantendo-se o atual sistema HD.

Moderador: José Marcelo Amaral - Diretor de Engenharia e Operações - RecordTV

Graduado em Matemática pela FAHUPE-RJ, Pós-graduado em Sistemas de Informação pela PUC-RJ e FGV-SP e MBA em Tecnologia da Informação pela USP-SP, José Marcelo do Amaral tem uma extensa contribuição no setor de radiodifusão. Ingressou na RecordTV em 1991 e hoje ocupa o cargo de diretor de Engenharia e Operações. Na emissora, desenvolveu sistemas para as áreas de operação comercial de rádio e TV; implantou sistema para produção de notícias; gerenciou projeto de sistema de gestão integrado (ERP) e criou sistema de acompanhamento de audiência a partir de dispositivos móveis, dentre outros trabalhos. Como diretor de tecnologia participou de iniciativas para implantação de sistemas de edição não lineares, arquivamento digital e fluxo de trabalho tapeless. Nessa época, também passou a se envolver com questões relativas a vídeo digital e transporte de vídeo utilizando protocolo de internet (IP). Foi Diretor do Segmento de TV Aberta na SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), tendo como principal desafio desenvolver a tecnologia de televisão digital para o Brasil e é o responsável pela sua implementação e expansão para todo o grupo Record. A atuação de Amaral se estende ainda ao Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, onde atualmente ocupa a posição de Presidente desta instituição, fundada desde 2006. Um dos seus mais desafiadores projetos foi o lançamento do portal R7, que é hoje o segundo maior portal de internet do Brasil. Também teve em sua carreira profissional a oportunidade de estar à frente do planejamento e coordenação técnica e operacional de grandes eventos esportivos transmitidos pela RecordTV, Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (2011) e Toronto (2015), Jogos Olímpicos de Londres (2012), Sochi (2014) e Rio (2016).

O novo mundo das Apps na Smart TV – Integrando OTT + Radiodifusão aberta

Um dos passos fundamentais na evolução do SBTVD é o novo perfil de interatividade – uma plataforma avançada desenhada para padronizar o acesso ao mundo da TV digital aberta para todas as apps Smart TV. Radiodifusores e produtores de apps e conteúdo OTT para os novos modelos de Smart TV terão a sua frente um novo horizonte integrado e convergente!

Palestrante: Aguinaldo Boquimpani - Consultor Senior - Mirakulo

Com mais de 35 anos de experiência em software e tecnologia, Aguinaldo Boquimpani atua como consultor especialista em software e interatividade para TV Digital. Liderou projetos na área financeira durante a implantação do Sistema de Pagamentos Brasileiro e atuou por na área de Telecom onde teve extensa experiência internacional implantando produtos em operadoras de 16 países. Membro do Módulo Técnico do Fórum SBTVD desde 2007, atuou pela TOTVS no desenvolvimento da solução de interatividade líder de mercado, implantada em milhões de TVs. Foi um dos autores dos padrões IBB aprovados pela UIT-T. Atualmente é um dos responsáveis pela proposta de evolução da plataforma de interatividade do SBTVD

Transmissão Híbrida ISDB-TB usando LDM e BICM do ATSC 3.0

Os atuais sistemas de TV digital terrestre são disruptivos e requerem um novo canal para operação. Com o advento do LDM (Layered Division Multiplexing) é possível realizar a transmissão em várias camadas com sistemas distintos no mesmo tempo e na mesma frequência apenas ajustando o nível de potência em cada camada. Esta apresentação mostrará uma modificação do sistema ISDB-TB denominada de LDM ISDB-TB na qual o sistema ISDB-TB é transmitido na camada principal e o estágio BICM (Bit Interleaved Coded Modulation) do ATSC 3.0 é transmitido na camada de enriquecimento. Simulações computacionais e testes de laboratório mostram que é possível realizar a transmissão e recepção híbrida do ISDB-TB com o BICM do ATSC 3.0. Esta solução é uma maneira alternativa de introduzir um novo sistema de radiodifusão de TV digital terrestre mantendo a compatibilidade com o parque de receptores instalados e utilizando o mesmo canal e infraestrutura de transmissão.

Palestrante: Cristiano Akamine - Pesquisador do Laboratório de TV digital e Professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação / Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2004/2011). É pesquisador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 1998, realizou estágio no NHK Science and Technology Research Laboratories (STRL) e foi professor Especialista Visitante na Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Atualmente é professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Bolsista de Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Nível 2. É membro do conselho deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD). Possui várias patentes e diversos artigos publicados e tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em TV digital, comunicação digital, codificação de canal, sistemas embarcados, lógica reconfigurável e rádio definido por software.

HDR e Audio Imersivo no SBTVD: Sim é possível!

Video HDR e Audio Imersivo, em conjunto com 4K, são duas das principais melhorias na experiência do telespectador que estão sendo discutidas nos novos padrões de TV Digital em todo o mundo.
A Dolby apresentará uma solução para entregar estas experiências de última geração aos telespectadores brasileiros, mantendo a compatibilidade com o sistema SBTVD atual.

Palestrante: Carlos Watanabe - Diretor para Mercados Emergentes na Dolby Laboratories

Carlos Watanabe é Diretor para Mercados Emergentes na Dolby Laboratories, a líder global em tecnologias de entretenimento audiovisual. Carlos foi responsável pelo escritório da Dolby no Brasil até 2016, e agora está trabalhando na matriz da empresa em San Francisco, California. Carlos é Engenheiro Elétrico formado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com MBA pela Ross School of Business da Universidade de Michigan. Ele conta com mais de 20 anos de experiência em empresas de tecnologia, mídia e entretenimento, e consultoria de alta gestão.