TV Digital Terrestre Avançada – Convergência com 5G

TV Digital Terrestre Avançada – Convergência com 5G

Moderador: Cristiano Akamine - Pesquisador do Laboratório de TV digital e Professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação / Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2004/2011). É pesquisador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 1998, realizou estágio no NHK Science and Technology Research Laboratories (STRL) e foi professor Especialista Visitante na Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Atualmente é professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Bolsista de Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Nível 2. É membro do conselho deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD). Possui várias patentes e diversos artigos publicados e tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em TV digital, comunicação digital, codificação de canal, sistemas embarcados, lógica reconfigurável e rádio definido por software.

O padrão ATSC 3.0 para a próxima geração de TV

O padrão ATSC 3.0 para TV Next-Gen utiliza um conceito de transmissão “híbrida”, pelo qual alguns componentes de um serviço são transmitidos pelo ar em um canal de transmissão OFDM, enquanto outros são distribuídos on-line de maneira síncrona. Isso permite que os usuários personalizem sua experiência aprimorando seletivamente o conteúdo de transmissão comum com componentes opcionais disponíveis por meio de sua conexão on-line (se disponível). A introdução do serviço de banda larga 5G acontecendo juntamente com a implantação do ATSC 3.0 deve levar também ao aumento da eficácia e alcance dos serviços híbridos de TV Next-Gen usando o ATSC 3.0.

Palestrante: Skip Pizzi - Vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB

Skip Pizzi é engenheiro, jornalista, editor, autor e coach de tecnologia. Atualmente, exerce o cargo de vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da National Association of Broadcasters (NAB). Também é vice-presidente do Grupo de Tecnologia 3 (TG3) do Advanced Television Standards Committee (ATSC), que está desenvolvendo o padrão ATSC 3.0. É membro do Conselho de Administração do Fórum Ultra HD e editor associado do Manual de Engenharia da NAB, 11ª edição.  Graduado pela Universidade de Georgetown, estudou Engenharia Elétrica, Economia Internacional e Belas Artes.  Seu livro mais recente é A Broadcast Engineering Tutorial for Non-Engineers, 4 ª edição.

ATSC 3.0 na Coréia do Sul – Ativando Novos Recursos

A apresentação se concentra nos novos recursos do padrão ATSC 3.0, que foi implantado recentemente na Coreia do Sul.
São apresentadas as atividades de pesquisa em andamento baseadas nos padrões ATSC 3.0 também , como LDM, SHVC e convergência com rede de banda larga, incluindo 5G.

Palestrante: Jae-young Lee - Pesquisador Associado Sênior no Broadcasting Systems Research Group do ETRI

O Dr. Jae-young Lee é cientista de pesquisa sênior no ETRI (Instituto de Pesquisa de Eletrônica e Telecomunicações), na Coréia do Sul. Participou da padronização, implementação e verificação do padrão de transmissão da próxima geração - o ATSC 3.0. Atualmente é presidente do grupo de trabalho de camada física do NGBF (Next Generation Broadcasting Forum) na Coréia do Sul e, para o ATSC, ele atua como editor das práticas recomendadas da camada física do ATSC 3.0.

Convergência TV / 5G

A palestra tem como objetivo fornecer uma visão geral e o status atual do 5G em termos de características-chave, evolução dos padrões 3GPP e as opções de arquitetura consideradas.

A palestra também fornecerá uma atualização detalhada sobre os últimos progressos no 3GPP sobre o trabalho da EnTV (Enhancement for TV service) para permitir a transmissão terrestre 5G, e a solução desenvolvida como parte do projeto 5G-Xcast para transmissão terrestre usando 5G / novo rádio (NR) RAN e o núcleo 5G.

O 5G-Xcast é um projeto 5G-PPP Fase-2, com o objetivo de projetar, avaliar e demonstrar a entrega de mídia imersiva em larga escala (usando multicast / broadcast) por meio de novas tecnologias sem fio, contribuindo para as melhorias das tecnologias 5G / NR e sua estandardização.

Palestrante: Athul Prasad - Head of 5G Business Modeling & Analysis- Nokia

Dr. Athul Prasad é um experiente gerente sênior, pesquisador, inovador e tecnólogo, com uma paixão pela mudança através de inovações disruptivas. Ele trabalhou em várias empresas de telecomunicações, como Huawei, Nokia e NEC, em pesquisa, gerenciamento de negócios e desenvolvimento de produtos por mais de 10 anos. Atualmente, ele faz parte do programa de liderança 5G da Nokia e é o chefe da 5G Business Modeling & Analysis, com sede em Helsinki, na Finlândia. Ele também contribuiu para o projeto principal 5G-PPP fase-2 em multicast / broadcast chamado 5G-Xcast, como gerente técnico do projeto. Seus interesses de pesquisa incluem capacitadores de tecnologia para sistemas 5G end-to-end, especialmente em novos mercados e verticais, como mídia e entretenimento, e está sempre à procura de inovações tecnológicas disruptivas em 5G que impulsionem a criação de valor dentro do ecossistema. Ele é o co-autor e co-inventor de mais de 80 publicações internacionais, pedidos de patente (incluindo patentes concedidas), relatórios técnicos e contribuições para padrões. Ele ganhou o prêmio de melhor artigo no IEEE VTC-Spring 2013 e o melhor paper 5G no IEEE BMSB 2018, e participou de várias conferências e importantes journals. Ele recebeu seu mestrado, M.Sc. (Tech.) (com distinção) e doutorado, D.Sc. (Tech) em Engenharia de Comunicações pela Aalto University, e está cursando o Programa de Educação Executiva de um ano (LEAD) em Inovação Corporativa pela Graduate School of Business da Stanford University. Ele é membro da IEEE Broadcast Technology Society.

Palestrante: Stan Baaijens, DVB Chair PCM & Steering Board (CEO, Funke Digital TV)

Stan Baaijens é o proprietário da Funke Digital TV onde ingressou há quase quarenta anos seguindo os passos de seu pai. Desde 1992, seu foco estava na compreensão das necessidades dos consumidores, na indústria de radiodifusão e na crescente penetração no mercado de TV digital, e, ao fazê-lo, a Funke Digital TV foi capaz de antecipar futuras necessidades e oportunidades do mercado. Atualmente, sua missão é construir soluções de recepção terrestre digital de última geração e implantá-las extensivamente em todo o mundo. Em 2015, o Sr. Baaijens foi nomeado membro do Conselho de Direção do DVB e desde 2018 eleito Presidente do Módulo de Promoção e Comunicações do DVB (PCM) na EBU em Genebra. Em 2017, a Funke Digital TV comemorou seus 60 anos de história; 60 anos de uma incessante busca pela inovação no campo das antenas de recepção de sinais.

Desenvolvimento do Advanced Digital Terrestrial TV Broadcasting System

O progresso da codificação de vídeo torna os serviços de transmissão 4K / 8K UHDTV uma realidade. No Japão, a TV a cabo 4K, IPTV 4K, etc. começaram em 2015, e somente um pequeno número de assinantes estão assistindo transmissões 4K. Os serviços 4K / 8K UHDTV por transmissão via satélite (BS) serão lançados em 1º de dezembro deste ano e espera-se que muitas pessoas assistirão a esses serviços UHDTV. No que diz respeito à radiodifusão terrestre, espera-se que os serviços UHDTV comecem no futuro. Nesta apresentação, serão apresentadas as caracteristicas do 4K / 8K UHDTV com explicações sobre vários tipos de tecnologias-chave para antena, transmissão, etc.

Palestrante: Masayuki Takada - Head of Advanced Transmission Systems Research Division of NHK STRL.

Masayuki Takada recebeu o B.E. em engenharia de comunicação e M.E. em engenharia eletrônica da Tohoku University, Sendai, Japão, em 1986 e 1988, respectivamente. Ele ingressou na NHK, Tóquio, Japão, em 1988 e trabalhou nos Laboratórios de Pesquisa em Ciência e Tecnologia (NHK STRL). Esteve envolvido no desenvolvimento de sistemas de transmissão, especialmente sistemas de subportadora FM, sistemas de transmissão de televisão digital terrestre (DTTB), o sistema ISDB-T de próxima geração e transmissão de satélite UHDTV. Atualmente ele é chefe da Divisão de Pesquisa de Sistemas Avançados de Transmissão da NHK STRL. Ele é membro do ITE e IEICE no Japão e membro do IEEE nos EUA.