TV Digital Terrestre. Para onde vamos?

TV Digital Terrestre. Para onde vamos?

A Industria de TV japonesa tem uma histórica preocupação com a qualidade de imagem. Começou nos anos 70, com as primeiras pesquisas de TV de Alta Definição, passando pelas primeiras transmissões em HD no final da década de 80, ainda no sistema analógico, até a previsão de transmitir 8K para grande parte da população do país já em 2025. A primeira fase deste desafio é compatibilizar o sistema de transmissão digita atual com o formato 4k. Vamos apresentar a seguir o que a emissoras comerciais japonesas estão fazendo neste sentido.

Moderador: Fernando Bittencourt – Diretor Internacional da SET

Fernando Bittencourt é diretor internacional e membro do Conselho de Ex-presidentes da SET. Engenheiro eletrônico, é fundador da FB Consultoria e ex-diretor geral de Engenharia da Rede Globo. Faz parte do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD e é membro das entidades internacionais: IEEE, IBC e SMPTE. Em 1994, tornou-se o coordenador do grupo criado pela SET e pela ABERT que estudou e implantou a TV digital no Brasil. Foi conselheiro titular do Conselho de Comunicação Social do Senado Federal. É reconhecido mundialmente como engenheiro de notório saber na área de comunicações.

Uma visão geral de P & D da próxima geração de DTTB no Japão

O Ministério do Interior  e Comunicações do Japão formulou um roteiro para  4K / 8K em julho de 2015.
Com base neste roteiro, o ministério tem promovido a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias de radiodifusão terrestre 4K / 8K.
A palestra trará uma visão geral sobre as atividades japonesas de P & D envolvendo tecnologias terrestres 4K / 8K e especificações técnicas de estações experimentais para transmissão de 4K / 8K DTTB.
Também serão abordadas questões relacionadas com a migração para a próxima geração de serviços de DTTB.

Palestrante: Hiroaki Kimura - Director for Digital Broadcasting Technology, Broadcasting Technology Division, Information and Communications Bureau - MIC Japan

O Sr. Hiroaki Kimura é responsável pela cooperação internacional no ISDB-T e em tecnologias avançadas de transmissão no Ministério do Interior e Comunicações do Japão. Ele conduziu pesquisas sobre TV digital durante a transição de DTTB no Japão e formulou normas técnicas regulatórias sobre instalações de estações de transmissão de TV terrestre digital em pequenas áreas e com resiliência a desastres. Recentemente, ele também foi responsável por negociações de questões da WRC-19 em reuniões preparatórias da Telecomunidade da região Ásia-Pacífico.

Sistema híbrido de 4K e HD DTTB atual – 3 camadas hierárquicas + 4K MIMO

Foi estudada metodologia técnica para dividir um segmento e transmitir 2K como onda polarizada horizontal e 4K como ondas polarizadas horizontais e verticais. O modulador compartilhado 2K / 4K e o demodulador 4K foram prototipados. Demonstramos que 2K foi recebido por um receptor convencional e 4K foi recebido por um demodulador protótipo por um experimento de acoplamento com fio.

Palestrante: Iwao Namikawa - Professional Department Manager - Broadcasting Technology Department - Kansai Television - Japan

Entrou para a Kansai Television CO.LTD. (KTV) em 1980. Trabalhou na BS Fuji INC.-2001 ~ 2005. Gerente, Divisão de Mídia, CROSS MEDIA Business Dep. KTV em 2006. Gerente, Dep. De Promoção de Tecnologia em 2012. Gerente, Dep. De Tecnologia de Radiodifusão em 2014. Gerente de departamento profissional Broadcasting Technology Dep. em 2017. Atualmente trabalhando em estudos de radiodifusão terrestre avançada. Recebeu o Prêmio de Promoção de Tecnologia ITE em 2002.

P & D para implantação simultânea de transmissão 4K-UHD abrangendo 2K-TV

O método LDM (Layered Division Multiplexing), que é a tecnologia de base da presente proposta, é um método de multiplexar hierarquicamente uma pluralidade de sinais com diferença de potência. Nesta apresentação, confirmamos o princípio de operação do LDM usando a produção experimental com o método LDM aplicado ao dispositivo FPU e informamos sobre a área de serviço da transmissão 4K quando o colocamos em hierarquia de baixa potência com influência mínima na radiodifusão digital terrestre.

Palestrante: Kazuki Imamura - TBS TV - Tokyo Broadcasting System Television

Abr 2010 – Mar 2014, Universidade de Waseda, Japão, Bacharelado em Engenharia. Apr. 2014 – Mar 2016, Universidade de Waseda, Japão, Mestre em Engenharia. Apr. 2016 - Presente, TBS - envolvido na divisão de operações de rede de tecnologia de TV.

Método de Modulação e Demodulação LDM mantendo compatibilidade com ISDB-T

Propomos o método LDM como a próxima geração de transmissão de televisão digital. Com o método LDM, a migração do atual 2K para a próxima geração 4K pode ser realizada sem problemas. Esta apresentação explicará a tecnologia de modulação / demodulação do sistema LDM compatível com o atual ISDB-T.

Palestrante: Tatsuhiro Nakada - Vice Senior Chief Engineer - Hitachi Kokusai Electric Inc.

Estou no departamento de P & D há 20 anos, na área de desenvolvimento de sistemas de comunicação sem fio, como retransmissão de sinais digitais, formação de feixe com múltiplas antenas e correção de erros.