Plataformas de Contribuição: o que usar? Fibra, Micro-ondas , Satélite, 4G / Internet

Plataformas de Contribuição – o que usar? Fibra, Micro-ondas, Satélite, 4G/Internet

Nos últimos anos, a concorrência tem aumentado muito por conta da disponibilidade de novos canais de distribuição de conteúdo e dos avanços tecnológicos. Sabemos que a informação é o que realmente conta e, cada vez mais, temos que ter muita agilidade na cobertura do jornalismo diário. Neste painel vamos mostrar “cases” reais de como as emissoras estão se equipando visando a dar mais agilidade e qualidade no conteúdo jornalístico e também discutir as novas tecnologias disponíveis para que as emissoras sejam cada vez mais rápidas na transmissão de conteúdos ao vivo.

Moderador: Caio Augusto Klein - Gerente de Operações - RBSTV Porto Alegre

Engenheiro Elétrico formado pela UFRGS (Universidade Federal do RS), com Pós-Graduação em Liderança Estratégica em Negócios e Pessoas pela ESPM-RS. Iniciou a carreira na RBS sendo Coordenador Técnico da RBSTV Uruguaiana. Após, voltou para Porto Alegre onde trabalhou em projetos de instalações de novas Unidades do Grupo, destacando a RBS Video São Paulo e a RBSTV Santa Cruz. Depois, por 10 anos, foi Diretor Técnico da TVE do Rio Grande do Sul. Voltou para a RBS para ser o Gerente Técnico das Rádios do Grupo, onde participou das coberturas das Copas do Mundo de 2006, 2010 e 2014, Olimpíadas 2008 e 2012 e Mundial Interclubes em 2006, 2010 e 2017, coordenando a logística do Grupo RBS nestes eventos. Em 2009 voltou para a RBSTV na função de Gerente Executivo de Operações, continuando a participar de grandes coberturas, como a Copa do Mundo do Brasil de 2014 e o Mundial Interclubes de 2017 em Abu Dhabi.

SOLUÇÕES DE CONTRIBUIÇÃO E COLABORAÇÃO REMOTAS PARA JORNALISMO UTILIZANDO AGREGAÇÃO DE INTERNET MOVEL 4G / SATÉLITE PARA USO COM PLATAFORMAS ABERTAS

Após amadurecimento do mercado com uso de plataformas de mochilink para contribuição de vídeo para jornalismo, começa agora a busca por soluções de agregação de  banda de internet movel 4G / Satelite para uso em aplicações diversas além de transmissão de áudio e vídeo em tempo real, mas também transferencia de arquivos, uso de Skype TX, comunicação de coordenação sobre IP, dentre outras, em plataforma abertas. A apresentação abordará o tema com foco em aplicações reais já em curso no mercado Brasileiro e internacional, considerando parametros que possam levar a melhor implementação.

Palestrante: Billy Neves - Diretor executivo - Broadmedia

Billy Neves possui experiencia em soluções inovadoras para contribuição e colaboração para jornalismo e esportes após 20 anos de trabalho como representante e distribuidor de fabricantes de tecnologias para compressao de video, streaming, bonding, com passagens pela Teradek, Newtek, Adtec, For-a, Panasonic, Sony, Canon dentre outros.

Utilização de redes celulares com SLA para o uso das mochilas do tipo LiveU e outras

Apresentação da solução técnica da rede móvel celular Claro 3G/4G para garantia de qualidade na transmissão de vídeo de contribuição, como reportagens de rua, através das mochilas como o LiveU.

Palestrante: Carlos Alberto S. Camardella - Consultor de Engenharia de Telecom – Diretoria de Evolução Tecnológica de Redes – Embratel / Claro Brasil

Formação em Engenharia Eletrônica e Sistemas, e posterior especialização em Telecomunicações, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Iniciou sua vida profissional em projetos militares brasileiros, como projetista de sistemas de radar e controles de armas das fragatas e do Porta-Aviões Minas Gerais, da Marinha de Guerra. Na área de telecomunicações, ingressou na Embratel em 1999, atuando na implantação das primeiras redes ATM, no desenvolvimento do QoS (qualidade de serviço) para os serviços nas redes Frame-Relay e Backbone IP, na implantação da primeira rede de transporte de sinais digitais de contribuição para emissoras de TV em nível nacional, no projeto da nova rede de vídeo IP de contribuição para emissoras de TV (EvSOL) e nos testes e implantação das primeiras redes WiMax, Metro Ethernet e GPON. Integrado à área de Evolução Tecnológica, sempre atuou no desenvolvimento de novos produtos e serviços, como o Netfone, e pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias como IoT, 4,5G, 5G, SDN e NFV, para todo o grupo Claro Brasil. Também participa da Comissão de Frequências do Projeto 5G Brasil da Telebrasil, como um dos relatores.

Tecnologia com segurança para contribuição jornalística ao vivo – Banda KA

A InternetSat fará um resumo da evolução das transmissões em campo até hoje com exemplos reais e objetivos e apresentará uma referência de qualidade, custo e mobilidade. Como exemplo de transmissões de video e streaming, mostrará a última solução com streaming e video e a sua qualidade, principalmente quando o ponto é não usar somente o Mochilink e nem mais a banda C, ou seja, abordará de uso de satélite de alta capacidade e de última geração (HTS) em banda KA, focando para jornalismo ocasional.

Palestrante: George Bem, Ceo & Founder - InternetSAT

George Bem é CEO e fundador da InternetSAT, uma empresa integradora de soluções e operadora de internet banda larga via satélite, fibra e telefonia. É graduado em Engenharia de Telecomunicações pela FASP, especializações em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-Graduado e Certificado em Ambientes de Missão Crítica e Gestão de Projetos pelo PMI e Scrum Alliance. Entre outros cargos, exerceu a Gerência de Infraestrutura e Serviços da Engenharia da Rede Record, onde foi responsável pela integração de novas tecnologias e implementação do ambiente IP, redes de dados e telecomunicações, soluções móveis para vídeo e transmissão de dados na qual estruturou as transmissões dos jogos do Pan de Guadalajara 2011, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Jogos de inverno Sochi 2014, Pan Toronto 2015 e Jogos Olímpicos Rio 2016.

PLATAFORMAS DE CONTRIBUIÇÃO AO VIVO

A produção de conteúdo de Jornalismo atual exige muita agilidade e flexibilidade. Estar rapidamente conectado, em qualquer lugar, exige um cardápio de serviços de conectividade amplo e previamente estabelecido que permita autonomia a quem produz.
Esse painel vai ilustrar as tecnologias envolvidas e suas possibilidades.

Palestrante: Laércio Silveira - Technology Manager - TV Globo

Engenheiro Eletrônico formado pelo CEFET RJ, com Pós-Graduação em Engenharia Econômica pela UERJ, MBA em Gestão de Negócios pela ESPM e MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Iniciou sua carreira em Telefonia e Transmissão na extinta Estatal Telerj e deu sequência a sua carreira de 24 anos na TV GLOBO, onde passou por diversas áreas de Suporte como Especialista e Executivo. Lidera há 3 anos a área de Tráfego de Sinais no Rio de Janeiro e São Paulo, assim gerencia a Tecnologia de Externas no RJ. Participou de vários projetos e eventos na TV GLOBO relacionados a todas as áreas de Produção de Conteúdo do Grupo Globo.