TV Digital – Onde chegamos e o que falta até 2023!

TV Digital – Onde chegamos e o que falta até 2023!

Este painel abordará a implantação da TV DIGITAL no Brasil até hoje e o que faltará até o ano 2023, com o desligamento da TV Analógica. Profissionais das principais áreas envolvidas apresentarão o status atual da implantação e o que deverá ser feito nos próximos 5 anos para concluir essa transição.

Moderador: Fernando Ferreira – Diretor da SET

Formou-se em engenharia eletrônica com ênfase em Telecomunicações em Porto Alegre, pósgraduou- se na Kellogg School of Management, Northwestern University, em Evanston, em Chicago. Participou do Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre no setor de Radiodifusão. Liderou a implantação das emissoras de TV Digital de Porto Alegre e Florianópolis e outras emissoras no RS e SC.

  • O que foi executado nas implantações das emissoras e nos remanejos de canais para a liberação da faixa de 700 MHZ ( Canais 52 ao 69).

Palestrante: Antônio Carlos Martelletto – Presidente da EAD – Seja Digital

Com vasta experiência no setor de telecomunicações e operações, Martelletto foi pesquisador no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações da Telebras e atuou em diversas empresas do setor como Globosat, Unicabo e Vivax. Foi diretor executivo da Embratel, onde assumiu a direção de operações de DTH (Direct to Home) e a área de solução e entrega. À frente da Seja Digital, Martelletto tem o importante papel de liderar o processo de migração do sinal analógico para o digital da televisão no Brasil.

  • O desafio das Redes de Televisão e suas prioridades para atender o maior número de localidades com TV Digital terrestre e as dificuldades previstas.

Palestrante: Raymundo Barros – Diretor de Tecnologia da Rede Globo

Raymundo Barros é Engenheiro Eletrônico formado pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Possui MBA pelo IBMEC/SP e Pós-graduação em redes e sistemas de telecomunicações pelo Inatel. Iniciou sua carreira na empresa como estagiário, na Globo Nordeste. Foi Gerente de Engenharia na TV Globo Juiz de Fora (atualmente TV Panorama afiliada da TV Globo em Juiz de Fora), Diretor de Engenharia da Globo Nordeste e Diretor de Engenharia da Globo São Paulo, onde participou do projeto de implementação da nova emissora na Berrini e da implantação da TV Digital em São Paulo. Em 2011, migrou para a Direção de Engenharia para o Entretenimento, onde liderou projetos de engenharia para as novelas, seriados e programas de variedades. Em 2014, Raymundo Barros assumiu a Direção de Tecnologia da Globo.

  • Como está a situação da  indústria, frente à necessidade de produção de novos receptores de televisão e outros devices para receber a TV Digital HD, 4K etc…

Palestrante: Aguinaldo Silva - Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento - Design Center, Envision

Aguinaldo Silva é membro do Comitê Técnico da SET. Tem participação ativa no forum SBTVD atuando na coordenação de módulos técnicos. Anteriormente foi gerente de projetos do Genius Instituto de Tecnologia e gerente de engenharia na Sharp Brasil. Atualmente é diretor de pesquisa e desenvovimento do Design Center da empresa TPV Eletronics (AOC/Envision Brazil)

  • As Políticas Públicas do MCTIC para que as entidades ( Emissoras, Prefeituras, Fabricantes etc…), possam implantar a TV Digital terrestre e não deixar as populações com sinais analógicos sem o serviço de TV Aberta.

Palestrante: Moisés Queiroz Moreira – Secretário de Radiodifusão do MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Informações e Telecomunicações

Gestor Público. Nos últimos 15 anos exercendo cargos públicos no Governo Federal, Estadual e Municipal do Estado de São Paulo. Coordenei atividades de assessoramento técnico na Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - PROCON SP e assessoramento especial na Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo – COHAB e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no período de 2003 a 2006. Em 2006 assumi a chefia de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde do município de São Paulo. Membro do Conselho de Administração da SPTURIS – São Paulo Turismo S.A. de abril/2008 a março/2009. Desde 2015, atuo no governo federal nos cargos públicos de Assessor Especial do Ministro das Cidades, de Chefe da Assessoria Parlamentar e de Assessor Especial do Ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Atualmente como Secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, atuando na gestão de atividades relacionadas à formulação, proposições e regulamentação de políticas públicas, diretrizes, objetivos e metas, relativos aos serviços de radiodifusão e ancilares.