Software Livre

Software Livre

O software open source está hoje bastante presente tanto em casa quanto nas corporações. Indo muito além do Linux, passando por linguagens de programação, bibliotecas de código e até mesmo suítes completos que substituem pacotes comerciais famosos.
Nesse painel discutiremos o mercado de software livre, qual o seu modelo de negócios, quais os riscos, o que existe disponível para o mercado de mídia e abordar cases de aplicação.

Moderador: Daniel Monteiro - Gerente de P&;D - TV Globo

Engenheiro Eletrônico pela UFRJ e M.Sc em Processamento Digital de Sinais pela Coppe/UFRJ, tendo a área de compressão de vídeo como tema de pesquisa. Trabalha na área de Pesquisa e Desenvolvimento/Inovação da tecnologia da TV Globo desde 2000, onde hoje exerce a função de gerente do setor. Em 2002 trabalhou no centro de pesquisa da TV japonesa NHK realizando pesquisas com o padrão de compressão H.264, na ocasião em estágio de padronização. Apaixonado por novas tecnologias e gestão da inovação, com muitos anos de experiência em desenvolvimento de software, hoje lidera um time criativo que realiza pesquisas e projetos principalmente nas áreas de processamento de sinais, inteligência artificial, realidade virtual, computação, eletrônica e IoT

Software livre na prática: desenvolvendo e inovando em casa

O universo de software livre disponibiliza linguagens de programação, ferramentas e uma infinidade de bibliotecas especializadas capazes de acelerar o desenvolvimento e viabilizar a rápida experimentação e produtização de novas ideias. Vamos explorar algumas aplicações no mercado de mídia, indicando aonde alguns componentes livres foram usados, e demonstrando que, somente com a disponibilidade e agilidade dos softwares livres, essas idéias puderam rapidamente serem prototipadas e testadas, viabilizando assim um processo de inovação mais adequado a rapidez que o mercado demanda.

Palestrante: Rafael Raposo - Pesquisador - TV Globo

Rafael Raposo é formado em Ciência da Computação pela PUC-RJ e trabalha como pesquisador no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da TV Globo desde 2009. Mais especializado em banco de dados, sistemas distribuídos e tudo que for da web, participou de inúmeros projetos de inovação da TV como o sistema para receber mensagens do Whatsapp e o sistema de clusterização de hábitos de consumo dos usuários do Globoplay. Grande proponente do software livre como uma forma importante de compartilhar o conhecimento, foi um dos precursores e disseminadores do uso dessas ferramentas na TV Globo.

Como uma empresa brasileira criou uma linguagem de programação que é usada no mundo inteiro

Nesta palestra, você irá descobrir como uma empresa brasileira criou uma linguagem de programação que virou uma comunidade mundial e como o modelo de open source foi fundamental para isso.

Palestrante: Hugo Baraúna - Co-Fundador - Plataformatec - Criadores da linguagem Elixir

Hugo Baraúna é co-fundador da Plataformatec, a empresa por trás do Elixir. Formado em engenharia de computação pela Politécnica da USP e pós-graduado com MBA executivo pelo Insper. Autor do livro TDD com Ruby pela editora Casa do Código.

Como o Open Source está remodelando a TI Moderna

Todas empresas, sejam startups ou grandes corporações, já entenderam que para se manterem relevantes no mercado precisam oferecer novos serviços baseados em tecnologia e o Open Source é a única força tecnológica capaz de inovar na velocidade e alcance dos negócios digitais. Mostraremos como uma infraestrutura ágil, baseado em Open Source, está remodelando vários mercados e reduzindo o time-to-market.

Palestrante: Boris Kuszka - Diretor Arquiteto de Soluções - Red Hat

Boris Kuszka, formado em Engenharia Elétrica pela Politécnica da USP, lidera o time de Arquitetos de Soluções da Red hat com especialistas nas soluções de Cloud Computing, DevOps e Middleware. Com mais de 25 anos de experiência no setor de tecnologia, o executivo já passou por diversas companhias importantes do setor, como IBM, Sun, Nokia, Oracle, HP e a NetApp.