Segurança da Informação, Privacidade dos Dados, Blockchain, Gestão de Riscos e Ameaças Digitais

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, PRIVACIDADE DOS DADOS, BLOCKCHAIN, GESTÃO DE RISCOS E AMEAÇAS DIGITAIS.

Os produtos do mercado audiovisual e o fluxo de trabalho da produção já são digitais. Isso traz novos desafios de segurança: a proteção dos direitos autorais, o vazamento de conteúdo não finalizado, a distribuição nas redes sociais e nos sistemas OTT (Over-The-Top), a comercialização on-line de conteúdo, as cópias não autorizadas, acesso não autorizado, invasões e ataques em sistemas, vazamento ou uso indevido de dados de usuários e de clientes. Nesta sessão, especialistas no assunto debaterão conosco como os sistemas audiovisuais podem ficar mais seguros e como gerir os riscos e ameaças no mundo digital. É importante investir tempo no assunto para aprender, debater, padronizar, saber no que investir, e assim evitar muitos prejuízos e dor de cabeça.

Moderador: Emerson Weirich - Diretor da regional Centro-Oeste da SET / Gerente de projetos e desenvolvimento da EBC

Emerson Weirich é diretor da regional Centro-Oeste da SET. Engenheiro eletricista e eletrônico com ênfase em automação, é atualmente gerente de projetos e desenvolvimento da EBC (TV Brasil, TV NBR, Rádios Nacional e Rádios MEC, Voz do Brasil, Agência Brasil, Agência Nacional de Rádios). É mestre em Gestão da Ciência e Tecnologia, especialista com MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia e atuou em várias empresas de comunicação como EBC, RBS – Afiliada TV Globo, TVE, Radiobras, TV Cultura e TV Justiça.

Como os distribuidores de conteúdo podem proteger seu conteúdo da pirataria on-line?

A proliferação de conteúdo distribuído pela Internet através de várias plataformas e dispositivos mudou a forma como consumimos mídia, mas facilitou o acesso a ativos que pode ser pirateados. Com o custo de produção e distribuição, a pirataria tem um efeito prejudicial enorme na indústria global de produção de TV e de filmes. A cada ano, emissoras e proprietários de conteúdo perdem bilhões de dólares em pirataria on-line com conteúdo ilegal. Quais são as tecnologias mais recentes que podem ser adotadas para se proteger contra a pirataria? Ao adicionar um código visual único a um programa de TV, conhecido como marca d’água forense , os proprietários de conteúdo podem rastrear quem está utilizando de forma indevida. Em se tratando da distribuição de conteúdo, os proprietários precisam ter certeza de que estão protegendo seus valiosos ativos das formas de piratas on-line.

Palestrante: Carlos Cunha - Solutions Architecture Manager - Edgeware

Especialista em Engenharia de Telecomunicações pela "Escola Politécnica da USP, Brasil" com 23 anos de experiência no mercado de TV paga implantando e supervisionando soluções de TV a cabo em São Paulo na NET Serviços, e também projetando, implantando e suportando dezenas de headends analógicos e digitais em toda a América Latina.

Missão crítica: proteção de conteúdo audiovisual! Quanto investir para prevenir prejuízos?

Se seus conteúdos não estão seguros, o seu dinheiro também está em risco!
O consumo de conteúdos de áudio e vídeo pela web vem crescendo exponencialmente e, com isto, as ameaças também aumentam proporcionalmente. A cada dia, novos meios fraudulentos surgem para tentar burlar os sistemas de segurança existentes e piratear os conteúdos.
O intuito desta palestra é mostrar que é possível combater a pirataria de vídeos pela internet de forma eficaz, mostrando as possibilidades de defesa de conteúdos online em vários níveis:
• A nível de login (compartilhamento de login);
• Geolocalização;
• Limite de quantidade de acessos por usuário e acessos simultâneos;
• Captura de tela (screencast);
• Player HTML5;
• Softwares;
• Plug-ins de browser;
• DRM;
• Fingerprinting;
• Mercado Livre x pirataria;
• Outros.

Palestrante: Josimar Machado - CEO - JMV Technology

Empreendedor e autodidata em desenvolvimento de softwares e Marketing digital, atua no mercado de streaming de áudio e vídeo pela internet desde 2003. Fundou a JMV Technology aos 18 anos de idade, tornando-a uma das maiores empresas do segmento da América Latin

Gestão de Riscos no Mundo Digital. Por onde começar?

Para a nova indústria digital de audiovisual é vital elaborar um programa de segurança avaliando os riscos digitais. A adoção de ferramentas de cibersegurança não basta. É preciso investir em procedimentos e métricas padronizadas e confiáveis para superar o desafio da Segurança da Informação e minimizar os prejuízos corporativos. É preciso constantemente monitorar e gerenciar riscos dentro da nova arquitetura digital de conteúdos de mídia.

Palestrante: Sérgio Hoeflich - Risk Management Specialist - ANSP

Doutor em Engenharia Elétrica no programa de Sistemas de Automação (GAESI) da USP, mestre em Ciências em Engenharia Oceânica pela Coppe/UFRJ e MBA em Logística Empresarial pela FGV, com extensão na Manchester Business School (UK). Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela FIAA. É Oficial da Reserva do Exército Brasileiro e Catedrático da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) sendo Vice Coordenador da Cátedra de Educação em Seguros e membro das Cátedras de Gerencia de Riscos, de Contrato do Seguro e Riscos Financeiros. Colaborou como gestor de logística e riscos em empresas (Penske, Tecninvest e OCASA) e atua como Coordenador do programa de Gestão de Riscos e Seguros da Escola Superior Nacional de Seguros (ESNS Funenseg), Gestão Estratégica de Riscos Corporativos (GRISCO®) da FGV e de Gestão Estratégica de Compras Corporativas do Ibecorp. É pesquisador, palestrante, articulista e professor organizações e instituições de ensino (UFRJ, Funenseg/ESNS, FGV In Company, Management e Cademp, SESCON/SP, FEMAR) e desenvolve pesquisa sobre analise de atributos de serviços e indicadores de desempenho aplicados á gestão de risco em cadeias logísticas seguras.

Como o Blockchain pode revolucionar a segurança na transação de mídias digitais?

Como Blockchain, a tecnologia por detrás das famosas moedas virtuais ou criptomoedas, pode ter impacto na indústria de mídia e entretenimento? Nesta apresentação teremos uma visão geral das possibilidades e dos casos de uso do Blockchain. Esta tecnologia pode moldar os diferentes segmentos da indústria de mídia e entretenimento e pode aumentar a segurança e rastreabilidade no intercâmbio de mídia. Veremos através do especialista da IBM, as principais considerações e benefícios que podem ser esperados, desafios encontrados, casos de uso e a perspectiva futura do Blockchain dentro da indústria.

Palestrante: Carlos Henrique Duarte Da Silva - CTO Blockchain Technical Leader - IBM Systems

Carlos Henrique “Kiko” Duarte, consultor de Cloud e POWER systems na IBM. Vinte anos de experiência no mercado de TI, já trabalhou em empresas como Sun Microsystems, Oracle, Symantec e IBM em funções de consultoria e vendas.