Semiosfera Televisiva – Novos Arranjos, Mercado e Plataformas de conteúdo Audiovisual – Televisão, Internet, OTT, Modelos de negócios e Workflow

Semiosfera Televisiva – Novos Arranjos, Mercado e Plataformas de conteúdo Audiovisual – Televisão, Internet, OTT, Modelos de negócios e Workflow

A partir do conceito de “Semiosfera Televisiva”, em que conteúdos de mídia televisiva se constituem em novas configurações, abordam-se, neste painel, aspectos de modelo de negócios e workflow para a produção de conteúdo audiovisual, com ênfase em janelas e plataformas, Televisão, Internet e OTT.
A partir de relatos de casos e exemplos de atuação das empresas representadas pelos convidados, pretende-se traçar um cenário em que se abrem janelas e plataformas de distribuição e exibição de conteúdo.

Moderador: Almir Almas - Professor Doutor, Universidade de São Paulo / Vice-diretor de Cinema - SET

Professor Associado e Chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídias e Tecnologias Digitais e do Obted – Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica. Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cineasta/ Videoartista/VJ; Artista do Coletivo de Arte Cobaia. Vice-Diretor de Cinema da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET). Autor de "Televisão digital terrestre: sistemas, padrões e modelos".

Toda TV será em breve um OTT. Como não ficar de fora do Futuro.

O OTT é uma realidade no mercado global. Além do crescimento no consumo de tecnologias de mobilidade (smartphones, tablets, laptops e STB), dados positivos deste mercado vêm mostrando um alto crescimento no consumo de serviços de streaming. Como consequência disso, o consumidor vem procurando um entretenimento acessível e de qualidade, que ele possa consumir de forma simples e a Internet viabiliza isso. As empresas que atuam ou planejam entrar no mundo OTT, precisam se reinventar seguindo as novas tendências tecnológicas e novos modelos de negócios.

Palestrante: Claudio Lessa Friedrich - Co-fundador e Vice-Presidente da Associação Brasileira de OTT – Abott’s!

Atua na indústria de TV por assinatura com mais de 19 anos em TV Digital: Satélite, Cabo, MMDS, IPTV e OTT. Possui experiência em Engenharia de Sistemas e Gerente Técnico de Pré-Vendas em Desenvolvimento de Negócios, expertise em soluções multimídia avançadas, soluções convergentes inovadoras, instalações e suporte para empresas multinacionais na LATAM.

Realidade Virtual Imersiva

Entre tantas novas janelas, surge mais uma para o mundo de televisão, é a Realidade Virtual Imersiva, seja no Broadcast, na TV por cabo/satélite ou pela Internet. Os tão falados óculos de Realidade Virtual agora ganham uma nova linguagem, a transmissão ao vivo de shows e esportes passam para a quarta dimensão, e grandes players da indústria de entretenimento e do esporte passam a transmitir eventos especiais com a tecnologia imersiva e espacial.
Apresentação de cases bem sucedidos de Live VR: World Cup, NBA, NFL, Boxing, Shows, Talk Shows, etc

Palestrante: Rodrigo Dias Arnaut - Diretor de Tecnologia, Inovação e Criatividade no Esconderijo Criativo e Mundo360

Professor na FAAP, especialista, realizador e um “Inovador Disruptivo" em Transmidia, em “Imersão Virtual", e em “Interação e Engajamento”. Presidente América Latina da Choicely.com (plataforma de votação online). Mestre em Inteligência Artificial pela Poli/USP e Pós em Gestão pela ESPM. Diretor na SET, Fundador da EraTransmidia, liderou por 21 anos projetos de inovação e tecnologia na Globo.

O CAMINHO PARA UMA TV DISRUPTIVA

Muito se fala da desruptiva arquitetura dos dispositivos OTT e sua força sobre o modelo de negocio atual das TV´s sejam abertas ou fechadas ( cabo, satélite etc ).
O OTT pode vir embarcado desde o Playstation Vue, Xbox 0NE, Tv conectadas ou o Slingbox e agora Amazom Prime e o já famigerado Netflix . Estamos todos vendo uma nova parcela de ofertas que devem mudar a forma como vemos TV para sempre.
No entanto, um olhar sobre esses novos serviços rapidamente revela uma lacuna no conhecimento e como, até agora, muitas empresas não conseguiram entender como o comportamento das pessoas e as suas expectativas mudaram. Isso significa uma enorme oportunidade perdida. O movimento de transmissão por streaming não é de interesse dos leigos, as pessoas não se importam como as coisas chegam até elas . Elas não se preocupam com a tela que estão ligadas, elas apenas se preocupam como a experiência.

Palestrante: Tom Jones Moreira de Assis - Coordenador do Departamento de Engenharia de Aplicação da Tecsys do Brasil.

Tom Jones Moreira de Assis é especialista em Sistemas digitais e consultor de Inovação tecnológica com experiência de mais de 15 anos no mercado de Telecom. Coordena o departamento de Engenharia de Aplicação da Tecsys do Brasil. Membro do Fórum SBTVD: Módulo de Promoção e Módulo Técnico, e membro da Diretoria de Ensino da SET.

Streaming e o Cinema Brasileiro: A Dicotomia do serviço de Streaming na acessibilidade de filmes

O cinema é uma atividade artística e cultural que possui capacidade de atividade econômica altamente rentável e geradora de mão de obra.
Esta palestra trás a discussão do porquê a sustentabilidade do cinema nacional ainda é tão difícil diante das possibilidades do streaming.

Palestrante: Kaliane Pereira Miranda - Assistente de Programação - SP Leituras

Formada em cinema, pesquisadora das novas tecnologias audiovisuais, principalmente as formas de distribuição digitais de vídeo em streaming. Produtora de curtas-metragens, professora em oficinas livres de interpretação e programadora e assistente de produção na SP Leituras.

Análise de mercado e novas formas de distribuição de conteúdo – OTT

A chegada da era multiscreen vem alterando o comportamento do espectador e novos modelos de negócios vem surgindo através dos diferentes tipos de serviço OTT O momento atual é estratégico, pois a utilização de serviços de Catch-up TV, VOD, etc, demanda uma adequação dos sistemas atuais dos provedores de serviço e conteúdo.
Essa palestra trará uma visão comparativa do mercado de novas mídias e como a indústria está se preparando para atender os novos hábitos do telespectador.

Palestrante: Gustavo Bevilacqua Dutra - OTT Sales Director Video Solutions – LATAM

Possui Graduação em Engenharia de Telecomunicações pela UERJ, Pós-Graduação em Distribuição de vídeo sob IP pela UFRJ e MBA em Gestão Comercial e Vendas pela PUC. Atualmente é Diretor de Vendas para o segmento de OTT da MX1 para o mercado latino americano. Antes já havia trabalhado para grandes empresas como Telefônica, Claro, TV Globo e ATEME, atuando principalmente em comunicação de dados, transmissão de vídeo tradicional e multi-plataformas, Over-The-Top (OTT), VOD, CDN e eventos ao vivo.