O Futuro da TV: Novos Modelos de Negócios

Raymundo Barros

A TV do Futuro: Novos Modelos de Negócios

A indústria do audiovisual vem desenvolvendo ferramentas para propiciar experiências mais imersivas com mais resolução, contraste e espaço de cor ampliado. Contudo, a oferta de valor da TV do Futuro vai muito além dos atributos de qualidade.

A construção da TV do Futuro passa pela digitalização da experiência do telespectador e dos modelos de negócio. Esse painel vai discutir esses novos modelos de negócio, quais são os desafios para fazer uma oferta ampliada de conteúdo, que elementos de tecnologia podem assegurar uma experiência integrada de consumo broadcast e broadband.

Moderador: Raymundo Barros – Diretor de Tecnologia da Rede Globo

Raymundo Barros é Engenheiro Eletrônico formado pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Possui MBA pelo IBMEC/SP e Pós-graduação em redes e sistemas de telecomunicações pelo Inatel. Iniciou sua carreira na empresa como estagiário, na Globo Nordeste. Foi Gerente de Engenharia na TV Globo Juiz de Fora (atualmente TV Panorama afiliada da TV Globo em Juiz de Fora), Diretor de Engenharia da Globo Nordeste e Diretor de Engenharia da Globo São Paulo, onde participou do projeto de implementação da nova emissora na Berrini e da implantação da TV Digital em São Paulo. Em 2011, migrou para a Direção de Engenharia para o Entretenimento, onde liderou projetos de engenharia para as novelas, seriados e programas de variedades. Em 2014, Raymundo Barros assumiu a Direção de Tecnologia da Globo.

Três principais temas de P & D e suas tecnologias para a TV do futuro

Os recentes avanços na Internet e nos sistemas de comunicação móvel estão mudando drasticamente nossos hábitos de consumo de mídia, o que trás um tremendo impacto na radiodifusão tradicional.
Mantendo a radiodifusão como sua base, a NHK está expandindo o uso da Internet para trazer o jornalismo de maneira rápida e confiável, e também uma ampla gama de programas de alta qualidade para o maior número possível de pessoas. Para o futuro da radiodifusão, a NHK Science & Technology Research Laboratories (STRL) está pesquisando e desenvolvendo três  temas prioritários: “Reality Imaging”, “Connected media” e “Smart production”. Esta apresentação abordará esses temas juntamente com os desafios técnicos.

Palestrante: Masayuki Takada - Head of Advanced Transmission Systems Research Division of NHK STRL.

Masayuki Takada recebeu o B.E. em engenharia de comunicação e M.E. em engenharia eletrônica da Tohoku University, Sendai, Japão, em 1986 e 1988, respectivamente. Ele ingressou na NHK, Tóquio, Japão, em 1988 e trabalhou nos Laboratórios de Pesquisa em Ciência e Tecnologia (NHK STRL). Esteve envolvido no desenvolvimento de sistemas de transmissão, especialmente sistemas de subportadora FM, sistemas de transmissão de televisão digital terrestre (DTTB), o sistema ISDB-T de próxima geração e transmissão de satélite UHDTV. Atualmente ele é chefe da Divisão de Pesquisa de Sistemas Avançados de Transmissão da NHK STRL. Ele é membro do ITE e IEICE no Japão e membro do IEEE nos EUA.

ATSC 3.0: A plataforma para a próxima geração dos modelos de negócios de broadcast

O conjunto de padrões ATSC 3.0 incorpora tecnologias inovadoras, mas seu poder real vem de sua flexibilidade para desenvolver novos serviços para emissoras e consumidores.

Palestrante: Mark S. Richer - Presidente do Advanced Television Systems Committee, Inc. (ATSC)

O ATSC é uma organização internacional sem fins lucrativos que desenvolve padrões para a televisão digital, incluindo o conjunto de padrões ATSC 3.0 para a próxima geração de televisão. O Sr. Richer ingressou no ATSC após 16 anos na PBS - Public Broadcasting Service onde, como Vice-Presidente de Engenharia e Serviços de Computação, foi responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias para a PBS e suas estações membro, design de sistemas de áudio / vídeo e gerenciamento de operações de tecnologia da informação. O Sr. Richer recebeu em 2007 o Prêmio de Liderança em Tecnologia da Broadcast & Cable , em 2010 o Prêmio de Realização de Engenharia de Televisão da Associação Nacional de Emissoras e o Prêmio EDGE de 2018 por Excelência em Inovação das Estações de Televisão Pública da América. Ele é membro da Sociedade de Engenheiros de Cinema e Televisão (SMPTE), membro sênior do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) e atua no Conselho Consultivo de Tecnologia do FCC.

Serviços de transmissão terrestre de UHD na Coréia do Sul

A apresentação tratará do status da implantação do ATSC 3.0 na Coréia do Sul e os modelos de serviço a serem lançados no futuro próximo.

Palestrante: Heung Mook Kim - Managing Director of Media Transmission Technology Research Group - ETRI

Ele trabalha para o Instituto de Pesquisa de Eletrônica e Telecomunicações (ETRI), na Coréia do Sul, onde é o Diretor Administrativo do Grupo de Pesquisa de Tecnologia de Transmissão de Mídia. É vice-presidente do Comitê Técnico de Broadcasting (TC8) da TTA, Korean SDO, vice-presidente do Comitê Gestor do Future Broadcast Media Standard Forum (FBMSF), Coréia e presidente do Grupo de Camada Física do Comitê Técnico da FOBTV.