O Futuro do Espectro de Radiodifusão

O FUTURO DO ESPECTRO

Estamos às vésperas de completar com sucesso uma grande transição no espectro de UHF com a digitalização da audiência da TV aberta e o desligamento do sinal de TV analógica que já abarca mais de 100 milhões de pessoas. Ao mesmo tempo, no cenário internacional, a gestação da próxima geração de TV avança para uma etapa pré-comercial. Tendo esse cenário como pano de fundo, os palestrantes irão debater sobre os desafios e as oportunidades no uso do espectro para permitir o fortalecimento e expansão dos modelos de distribuição terrestre e satelital, analisar modelos disruptivos de distribuição e traçar cenários de uso do espectro que permitam a implantação no Brasil de uma nova geração de TV.

Moderador: Ana Eliza Faria e Silva - Gerente de Estratégia e Regulatório na área de Tecnologia - TV Globo

Engenheira eletricista graduada pela UNICAMP, ela tem mestrado em avaliação subjetiva de vídeo pela UNICAMP, MBA em Gestão pela Fundação Dom Cabral e MBA em Telecomunicações pelo IBMEC. Atuou em diversos projetos pioneiros de transmissão de vídeo e na padronização da TV Digital no Brasil. Atualmente é gerente de Estratégia e Regulatório na área de Tecnologia da TV Globo. Ex-diretora de Tecnologia e atual vice-diretora Internacional da SET, Ana é uma ativa contribuidora da UIT onde atua como vice-coordenadora do Grupo de Estudos de Radiodifusão.

Francisco Peres

Panorama atual e desafios da alocação de espectro nas faixas de VHF e UHF no Brasil

Esta apresentação abordará a ocupação atual no Brasil das faixas de VHF e UHF para o serviço de TV e os desafios e limitações para a implantação de uma nova plataforma de distribuição nas principais metrópoles do país.

Palestrante: Francisco Peres - Gerente de Engenharia - TV Globo

Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense e Mestrado em Eletromagnetismo aplicado pela PUC-Rio. Está na TV Globo desde 2003, tendo trabalhado como engenheiro de Projetos, desenhando antenas, transmissores e sistemas de contribuição e distribuição para redes MFN e SFN. Atualmente é gerente do departamento de projetos, instalações e regularização e responsável pela expansão da cobertura digital nas 5 emissoras da TV Globo.

Futuro da TV Digital – Considerações sobre o Espectro para 5G-Xcast

O foco da palestra será sobre a utilização de redes celulares para transmissão terrestre e a evolução de padrões – especialmente do ponto de vista do espectro para permitir tal mudança.

Palestrante: Athul Prasad - Head of 5G Business Modeling & Analysis- Nokia

Dr. Athul Prasad é um experiente gerente sênior, pesquisador, inovador e tecnólogo, com uma paixão pela mudança através de inovações disruptivas. Ele trabalhou em várias empresas de telecomunicações, como Huawei, Nokia e NEC, em pesquisa, gerenciamento de negócios e desenvolvimento de produtos por mais de 10 anos. Atualmente, ele faz parte do programa de liderança 5G da Nokia e é o chefe da 5G Business Modeling & Analysis, com sede em Helsinki, na Finlândia. Ele também contribuiu para o projeto principal 5G-PPP fase-2 em multicast / broadcast chamado 5G-Xcast, como gerente técnico do projeto. Seus interesses de pesquisa incluem capacitadores de tecnologia para sistemas 5G end-to-end, especialmente em novos mercados e verticais, como mídia e entretenimento, e está sempre à procura de inovações tecnológicas disruptivas em 5G que impulsionem a criação de valor dentro do ecossistema. Ele é o co-autor e co-inventor de mais de 80 publicações internacionais, pedidos de patente (incluindo patentes concedidas), relatórios técnicos e contribuições para padrões. Ele ganhou o prêmio de melhor artigo no IEEE VTC-Spring 2013 e o melhor paper 5G no IEEE BMSB 2018, e participou de várias conferências e importantes journals. Ele recebeu seu mestrado, M.Sc. (Tech.) (com distinção) e doutorado, D.Sc. (Tech) em Engenharia de Comunicações pela Aalto University, e está cursando o Programa de Educação Executiva de um ano (LEAD) em Inovação Corporativa pela Graduate School of Business da Stanford University. Ele é membro da IEEE Broadcast Technology Society.

O desafio do espectro nos EUA

Alterações de formato de transmissão não acontecem frequentemente, e quando o fazem, o plano de transição é sempre um desafio – tanto para as emissoras como para consumidores.
As várias experiências de países ao redor do mundo na transição da TV analógica para a digital (que ainda continua em muitas áreas) testemunham essa complexidade.
Agora começa uma segunda transição, da TV digital de primeira geração para a “Next-Gen TV”. Nos EUA (e em outros lugares), novas alocações para banda larga sem fio e outros serviços reduziram o espectro anteriormente alocado para a televisão aberta. Desta forma, a transição para a Next-Gen é ainda mais desafiadora do que o caso analógico-digital. Esta apresentação abordará como este desafio está sendo enfrentado pela indústria dos EUA.

Palestrante: Skip Pizzi - Vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB

Skip Pizzi é engenheiro, jornalista, editor, autor e coach de tecnologia. Atualmente, exerce o cargo de vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da National Association of Broadcasters (NAB). Também é vice-presidente do Grupo de Tecnologia 3 (TG3) do Advanced Television Standards Committee (ATSC), que está desenvolvendo o padrão ATSC 3.0. É membro do Conselho de Administração do Fórum Ultra HD e editor associado do Manual de Engenharia da NAB, 11ª edição.  Graduado pela Universidade de Georgetown, estudou Engenharia Elétrica, Economia Internacional e Belas Artes.  Seu livro mais recente é A Broadcast Engineering Tutorial for Non-Engineers, 4 ª edição.