Inovação na Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018

Inovação na Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018

Com uma audiência global de 3,2 bilhões de espectadores – praticamente metade do planeta – a Copa do Mundo é o momento ideal para introduzir inovações tecnológicas na produção e distribuição de conteúdo. Venha saber com os especialistas de três grandes players como eles aproveitaram esta oportunidade para surpreender e encantar seus clientes, e também desenhar operações mais eficientes. Abordaremos 4K HDR, produção de notícias, grafismo e distribuição multiplataforma.

Moderador: José Manuel Mariño - Diretor de Tecnologia de Esportes - TV Globo

José Manuel Mariño, 56 anos, é engenheiro e Diretor de Tecnologia de Esportes da TV Globo, atuando no planejamento e operação de eventos esportivos, no Brasil e no exterior, envolvendo jornalismo, programas e produção de eventos/torneios ao vivo. Há 30 anos na TV Globo, entre 1988 e 1995 gerenciou o projeto e execução dos estúdios e sistemas de TV do Projeto Jacarépaguá (atualmente Estúdios Globo), entre 1996 e 2004 foi Diretor de Projetos, e entre 2005 e 2015 foi Diretor de Tecnologia de Jornalismo e Esporte.

Experiência FOX SPORTS na Copa do Mundo da FIFA 2018

Em 2018, a Rússia recebeu o maior evento esportivo do mundo, a Copa do Mundo da FIFA. Percorremos um longo caminho para chegarmos lá, que se iniciou logo após o término da Copa do Mundo no Brasil, em 2014.
Foram 4 anos de preparação e muito trabalho para aproximadamente 45 dias em media de 16h por dia de produção ao vivo, com foco na qualidade e confiabilidade, para transmitir o melhor do futebol mundial.
Mas não bastava apenas fazer a cobertura do Evento, buscamos a eficiência e inovação para o desenvolvimento das soluções técnicas e, nesta palestra, vou apresentar um pouco deste projeto e dividir esta experiência com o público que trabalha no mercado audiovisual e produção de eventos ao vivo. Conhecer um pouco mais da tecnologia dentro deste evento e principalmente os cases de sucesso durante a cobertura será o objetivo desta.

Palestrante: Luis Santos - VP de Engenharia e Operações da Fox Network Group ( Fox Sports)

-Formação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Mackenzie; -Especialização no Mercado de produção de conteúdo audiovisual, atuando na área desde 1995; -Primeira experiência profissional como Engenheiro graduado: Projeto e implementação da nova -sede da TVA/Abril ( Geradora e Distribuidora) no Brasil; -Primeiro evento esportivo internacional – Copa do Mundo da França em 1998, atuando como engenheiro de projetos e implementação pela ESPN Brasil -Desde 1998 trabalhando com projetos e implementação de sistemas de Broadcast para produção de eventos internacionais como Copa do Mundo / Jogos Pan-americanos / Olimpíadas e a Cobertura dos principais eventos de Futebol na Europa (Premier League / La liga / Bundesliga); -Passagem pelos principais canais de esporte atuando na área de Engenharia e Operações; -Passagem pela área de entretenimento, Cinema (pelicula e digital), Publicidade (pós produção e finalização), produção de programas de auditório, shows e programas de estúdio ao vivo e gravados; -Retornando a esportes em 2011 pela Fox Sports como responsável pelo departamento de Engenharia, Operações e Tecnologia onde estou atuando até a data de hoje.

Demonstrações UHD e ATSC 3.0 durante a Copa do Mundo.

Os grandes eventos esportivos sempre apresentam oportunidades para testar e validar novas tecnologias. Durante essa Copa do Mundo, a Globo fez transmissões ATSC 3.0 e exibições de jogos em 4K/8K com Dolby Atmos.

Palestrante: Gabriel Ferraresso - Especialista de Projetos - TV Globo

Formado em Engenharia Eletrônica e de Computação pela UFRJ, Gabriel trabalha como engenheiro de projetos pela TV Globo desde 2012. Atua em projetos de contribuição e distribuição de vídeo em redes de comunicação que incluem satélite, fibra ótica, microondas e redes IP em geral. Em 2016, Gabriel ficou 4 meses como pesquisador convidado no laboratório STRL na NHK. Foi o líder das demonstrações UHDTV (4K e 8K) realizadas pela TV Globo durante as Copas do Mundo 2014/2018 e as Olimpíadas 2016.

Eficiência aplicada a favor da cobertura editorial na Copa do Mundo

Compartilhar as soluções aplicadas na Copa do Mundo, focada nos requisitos editorias, apresentando os resultados alcançados na eficiência operacional na cobertura do mais midiático evento esportivo

Palestrante: Gilberto Castañon - Diretor de Operações, Produção - Globosat

-