Jornalismo de Dados

Jornalismo de Dados

Evolução do big data, novas tecnologias de inteligência artificial e processamento de linguagem natural, abertura de dados públicos, uso massivo de redes sociais. Esses são os ingredientes que levam ao uso de Ciência de Dados para Jornalismo. Nesse painel abordaremos as tecnologias e estruturas necessárias para a implementação de um ambiente de jornalismo de dados.

Moderador: Daniel Monteiro - Gerente de P&D - TV Globo

Engenheiro Eletrônico pela UFRJ e M.Sc em Processamento Digital de Sinais pela Coppe/UFRJ, tendo a área de compressão de vídeo como tema de pesquisa. Trabalha na área de Pesquisa e Desenvolvimento/Inovação da tecnologia da TV Globo desde 2000, onde hoje exerce a função de gerente do setor. Em 2002 trabalhou no centro de pesquisa da TV japonesa NHK realizando pesquisas com o padrão de compressão H.264, na ocasião em estágio de padronização. Apaixonado por novas tecnologias e gestão da inovação, com muitos anos de experiência em desenvolvimento de software, hoje lidera um time criativo que realiza pesquisas e projetos principalmente nas áreas de processamento de sinais, inteligência artificial, realidade virtual, computação, eletrônica e IoT

Histórias sobre Dados

Como a TV Globo está usando tecnologias de Big Data para contar Histórias sobre Dados. Será abordado a Estratégia, Arquitetura e casos práticos de uso.

Palestrante: João Castellani, Gerente de Arquitetura de Informação e Integração - TV Globo

Profissional atuando no mercado a mais de 20 anos, formado em Matemática/ Bacharel em Informática pela UERJ. Responsável pelos projetos de Big Data da TV Globo.

Visualização de dados e a Web

Ao permitir acesso a grandes quantidades de dados e em tempo real, a Web possibilitou o surgimento de experiências inéditas de visualização de dados. Esta palestra fará uma breve introdução sobre visualização de dados e mostrará uma seleção de exemplos que usam o poder da Web para revelar dados através de gráficos e mapas interativos. Também discutiremos as principais tecnologias, ferramentas e serviços que podem ser usados para criar visualizações interativas para a Web.

Palestrante: Helder da Rocha, Consultor e Instrutor - Argo Navis Tecnologia e Arte

Helder da Rocha escreve, ministra cursos e palestras sobre tecnologias Web desde 1995. Mestre em informática pela Universidade Federal da Paraíba, é autor de livros sobre HTML e JavaScript, e dezenas de tutoriais e apostilas sobre tecnologias Java, HTML, JavaScript, XML, arquitetura de sistemas, eletrônica e Arduino. Atualmente está escrevendo um livro sobre visualização de dados com D3.js (Packt Publishers, 2019). Ele é também artista visual (ilustrações e esculturas científicas - paleoarte) com trabalhos em museus de ciência de São Paulo, São José dos Campos, Lisboa e Uberaba.

O uso da tecnologia no combate às fake news

Com seu braço de inteligência artificial, o Aos Fatos mostra com o projeto Fátima como a tecnologia pode ser usada no combate às notícias falsas e na disseminação da checagem de fatos para quem realmente importa: aqueles que são expostos às fake news diariamente.

Palestrante: Bárbara Libório, Editora - Aosfatos

Bárbara Libório é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e especializada em investigação, dados e visualização pela Universidad Rey Juan Carlos e pela Escuela de Periodismo da Unidad Editorial, dona do jornal espanhol El Mundo. Passou pelas editorias de economia de grandes veículos brasileiros como os portais Exame.com e iG, e o jornal Folha de S. Paulo. Também foi repórter da revista semanal IstoÉ, onde escrevia sobre política, economia, mundo e comportamento. Desde 2016 atua como checadora no Aos Fatos, o primeiro veículo brasileiro voltado exclusivamente para a verificação do discurso público. Começou como repórter, cobrindo o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, as eleições municipais de 2016 e a crise política do governo Michel Temer em 2017, e hoje é editora. É também editora-adjunta do Canal Meio.