Infraestrutura IP para Centros de Produção

Infraestrutura IP para Centros de Produção

Os trabalhos de construção das normas SMPTE e das especificações AMWA/NMOS para os sistemas IP continuam.
Fabricantes e usuários estão ansiosos por uma padronização que facilite as instalações de sistemas com múltiplos fornecedores.
Neste painel serão discutidos os status destes trabalhos e apresentados cases de sistemas onde não foi possível aguardar a conclusão das padronizações.

Moderador: José Antônio S. Garcia - EBC/SET

Técnico em Eletrônica pela ETE em Sta. Rita do Sapucaí em 1975 e Engenheiro em Telecomunicações pela Universidade São Judas em 1982. Tem trabalhado em empresas de televisão desde 1975, atualmente gerente de engenharia na TV Brasil-SP. Membro da SET – Diretoria de Tecnologia, do Fórum SBTVD - Módulo Técnico, do Projeto UHD Brasil - Grupo de Distribuição e do Grupo de Estudos IP da SET - Coordenador.

IP para Produção Ao Vivo

Nesta palestra, apresentaremos uma visão dos desafios e benefícios da adoção da tecnologia IP na infraestrutura para produção ao vivo, com alguns exemplos de casos reais de implementações e possibilidades de aplicações. Também vamos conhecer o histórico da evolução da tecnologia do NMI (Network Media Interface), bem como a natural transição para o padrão ST 2110.

Palestrante: Erick Soares - Expert em Tecnologia- Sony

Expert em Tecnologia para Suporte a Vendas e Marketing, atuante há mais de 15 anos na Sony, em novas tecnologias, workflow e produtos no mercado de broadcast. Formado pela F.E.I (Faculdade de Engenharia Industrial – S.B.C./SP) e Pós-Graduado pela F.I.A. (Fundação Instituto de Administração- USP). Acompanhou o desenvolvimento de novos produtos bem como a implementação de projetos estratégicos, servindo de interface entre clientes brasileiros e engenharia do Japão, bem como participou de diversos eventos nacionais e internacionais.

Estudo de Caso: Projeto de novas instalações para Radio Canada Television e Radio Production Center em Montreal, Canada

1. Sobre a Radio Canada e o projeto de instalação da nova Maison Radio Canada.
2. Objetivo do Projeto / Instalações , por que IP ?
3. Abordagem do Desenho do Projeto: Piloto e Prova de Projetos Conceituais
4. Lições Aprendidas e Principais Decisões Arquitetônicas.
        – Topologia de rede
        – A importância surpreendente dos perfis ST-2110 Wide e Narrow
        – Desafios relacionados ao PTP e arquitetura de referência escolhida
        – O desafio de configuração do sistema
        – A lacuna de habilidades em TI
5. Conclusões

Palestrante: Michel Proulx - Consultor - Radio Canada / Canadian Broadcasting Corporation

Michel Proulx é um engenheiro e executivo da indústria de mídia, com mais de 35 anos de experiência trabalhando com os principais fabricantes e emissoras da indústria de televisão. Desde que se aposentou como CTO da Miranda Technologies, no final de 2012, é consultor para várias emissoras e fornecedores do setor de transmissão. O foco atual de Michel é ajudar os radiodifusores a entender e navegar no cenário de distribuição OTT em rápida evolução e fazer a transição para infraestruturas baseadas em TI e IP. Atualmente, Michel está envolvido em um grande projeto na Radio Canada / Canadian Broadcasting Corporation para a reconstrução da Maison Radio Canada, a principal instalação de produção e reprodução de língua francesa da emissora canadense em Montreal. Posicionando a emissora para poder adaptar-se às necessidades de produção e distribuição que estão mudando rapidamente, a nova instalação contará com uma infra-estrutura totalmente IP e uma combinação de hardware de função fixa, hardware definido por software e subsistemas de software virtualizado. Michel é bacharel em Engenharia Elétrica e Software de Computador, pela Universidade de Waterloo. Michel é um membro ativo da Sociedade de Engenheiros de Cinema e Televisão-SMPTE.

ATUALIZAÇÃO dos PADRÕES – SMPTE

Palestrante: Matthew Goldman - Senior Vice President Technology at MediaKind / Fellow & President of SMPTE / Senior Member at IEEE

Matthew Goldman é vice-presidente sênior de tecnologia, TV e mídia da MediaKind , com foco em soluções de processamento de vídeo e media delivery. Ele participa ativamente do desenvolvimento de sistemas de televisão digital desde 1992. Teve uma destacada atuação no Moving Picture Experts Group, onde ajudou a criar os padrões MPEG-2 Systems e DSM-CC. Continua influente em outras organizações como a Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPTE), a Alliance of IP Media Solutions (AIMS), o Fórum Ultra HD, o projeto Digital Video Broadcasting, o Advanced Television Systems Committee e a Society of Cable Telecommunications Engineers. Quatro de seus projetos tiveram reconhecimento da Technology & Engineering Emmy® Awards. O Sr. Goldman recebeu diplomas de bacharelado (com distinção) e mestrado em engenharia elétrica pelo Instituto Politécnico de Worcester. Ele possui seis patentes relacionadas ao transporte de vídeo digital.Membro da SMPTE, ele também é membro sênior do IEEE e membro da Academia de Pioneiros de Televisão Digital. O Sr. Goldman é o atual presidente da SMPTE.

Robert Erickson - painel José Antonio

Estudo de caso em instalações bem sucedidas baseadas no SMPTE ST 2110

Após a ratificação do SMPTE ST 2110, o setor aproveitou rapidamente as capacidades aprimoradas de escala e fluxo de trabalho de uma infraestrutura IP baseada em COTS.
Tendo feito várias infraestruturas fixas e móveis com base no SMPTE ST 2110, Robert discutirá um estudo de caso sobre duas dessas instalações. Um caminhão OB baseado em ST 2110 e uma instalação fixa baseada em IP.
O estudo de caso discute as lições aprendidas na implementação de infraestruturas IP sem bloqueio (non-blocking), plataformas de processamento FPGA flexíveis, camadas de controle e orquestração, tempo PTP e a necessidade de promover a proliferação de ferramentas de fluxo de trabalho abertas, como AMWA IS-04 e IS-05.

Palestrante: Robert Erickson – IP Evangelist – Grass Valley

Membro da Grass Valley desde 2008, com mais de 18 anos de experiência no mercado de Broadcast e TI. Em sua carreira trabalhou em projetos e manutenção de infraestrutura e sistemas de playout baseados em tecnologias emergentes. Participa da Aliança para Soluções de Mídia em IP (AIMS). Dedica grande parte de seu tempo com a educação de clientes para as tecnologias emergentes em IP e treinamento de equipes internas. Projeta e gerencia ‘provas de conceito’ - POC - para clientes, testando e implementando soluções - incluindo cameras, servidores, routers, multiviewers, processadores e soluções em software. Robert é participante ativo do SBE, SMPTE e HPA.