Futuro da Cobertura da TV Digital Terrestre – Como atingir Todo o País? ( 11h30 – 13h30 )

Futuro da Cobertura da TV Digital Terrestre – Como atingir Todo o País?

A implantação da TV digital está em plena atividade, até o final de 2018 diversos municípios no país, incluindo todos do estado de São Paulo, deverão ter os sistemas analógicos desligados. Porém, uma grande parte das estações, principalmente em pequenas localidades, passarão por este processo apenas em 2023.
Quais as expectativas e quais ações devem ser planejadas pelo setor?

Neste painel, interativo em formato de apresentações e debate (perguntas e respostas),  construído com a participação da SejaDigital, Emissoras de TV , Engenheiros  e Universidades, teremos a oportunidade de discutir as diversas questões que implicam no  planejamento  e tomada de decisão:
Compartilhamento de infraestruturas é importante?
Quando e como investir?
Predição aplicando IA, Analise em campo?
Cobertura, SFN :Tem Sinal?
Quais serão os próximos passos para o futuro da TV Digital?
Perguntas e Sugestões podem ser enviadas para  [email protected]

HORÁRIO DESTE PAINEL ESTENDIDO ATÉ AS 13H30M.

Moderador: Valderez De Almeida Donzelli- Diretora – ADTHEC Engenharia e Sistemas / SET

Graduada pela FEI em engenheira eletrônica, eletrotécnica e  produção. Mestre em engenharia elétrica com defesa da dissertação “Polarização Elíptica: Influência no desempenho de cobertura da TV Digital” e doutoranda com a pesquisa  “TV Digital: Disponibilidade de Sinal”, ambos pela  Universidade Mackenzie . Possui, especialização em TI pela FESP , gestão da TIC  pela FGV e Sistema de TV Digital Avançado pelo INATEL. Diretora Técnica da  ADTHEC (www.adthec.com.br), empresa de  consultoria,  planejamento, projetos, pesquisa e análise de riscos e soluções para estações de  rádio, televisão e telecomunicações do setor público e privado, com ênfase em projeto e implantação de sistemas de transmissão digital e FM. Liderou estudos , testes e medidas dos sistemas para a implantação da TV Digital no Brasil  e do grupo de revisão de regulamento de serviços de radiodifusão de sons e imagens É atual vice diretora de ensino e membro do comite editorial  da SET, onde já atuou como diretora de relacionamento e editorial.

Sem transmissão não há recepção!

 

Palestrante: Gunnar Bedicks - CTO da Seja Digital – (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV)

Gunnar Bedicks é pesquisador na área de Comunicação Digital, com suas pesquisas focadas em TV digital, rádio digital e internet. Na última década ele visitou 32 países ao redor do mundo, discutindo as tecnologias para a transição da TV analógica para a TV digital. Além de ser o Pesquisador Chefe do Laboratório de Pesquisas em TV Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, ele ministra aulas de Comunicações Digitais, Sistemas de Comunicações e Sistemas de TV, para os cursos de Engenharia Elétrica na pós-graduação (mestrado e doutorado) e graduação. Ele também foi o coordenador do grupo de transmissão e modulação durante o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV Digital. Suas publicações incluem dezenas de artigos científicos, já tendo sido palestrante em diversas conferências acadêmicas, científicas e técnicas no Brasil e no mundo. Sua formação inclui o título de Doutor em Engenharia Elétrica e MBA em Administração pela Universidade de São Paulo, assim como o título de Engenheiro Elétrico pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, em Santa Rita do Sapucaí, MG. Ele detém sete patentes e é fluente em Inglês e Alemão.

Modelo de propagação em ambiente SFN e aplicação da Inteligência Artificial na predição de cobertura.

A busca por soluções de otimização do uso de banda evidencia que o espectro passa a ser cada vez mais disputado. A operação em SFN pode melhorar significativamente a eficiência do espectro, mas acarreta a necessidade de um planejamento muito mais rigoroso. O Modelo de Propagação é um ponto crítico para a predição da área de cobertura. Será apresentado um comparativo entre medição de campo e diversos Modelos de Propagação e demonstrado como a inteligência artificial (IA) pode contribuir para otimizar a escolha do melhor Modelo de Propagação.

 

Palestrante: Alberto Leonardo Penteado Botelho - Engenheiro de projetos na LM Telecomunicações

Alberto Leonardo Penteado Botelho é mestrando em engenharia elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação em Engenharia Elétrica modo Telecomunicações pela Universidade Paulista, especializações em Engenharia de Sistemas de Televisão Digital pelo Institito Nacional de Telecomunicações, Engenharia de Redes de Telecomunicações pelo Institito Nacional de Telecomunicações e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou na Rede TV! e atualmente trabalha na LM Telecomunicações (grupo RecordTV) como engenheiro de projetos.

Francisco Peres

 

“Este debate mostrará dois projetos do Grupo de compartilhamento de infraestrutura da ABERT que prometem mudar a relação entre as emissoras e viabilizar a interiorização da TV digital no Brasil Profundo”.

 

Palestrante: Francisco Peres - Gerente de Engenharia - TV Globo

Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense e Mestrado em Eletromagnetismo aplicado pela PUC-Rio. Está na TV Globo desde 2003, tendo trabalhado como engenheiro de Projetos, desenhando antenas, transmissores e sistemas de contribuição e distribuição para redes MFN e SFN. Atualmente é gerente do departamento de projetos, instalações e regularização e responsável pela expansão da cobertura digital nas 5 emissoras da TV Globo.

Palestrante: Cristiano Akamine - Pesquisador do Laboratório de TV digital e Professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação / Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2004/2011). É pesquisador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 1998, realizou estágio no NHK Science and Technology Research Laboratories (STRL) e foi professor Especialista Visitante na Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Atualmente é professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Bolsista de Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Nível 2. É membro do conselho deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD). Possui várias patentes e diversos artigos publicados e tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em TV digital, comunicação digital, codificação de canal, sistemas embarcados, lógica reconfigurável e rádio definido por software.

 

Palestrante: Luiz Fausto - Especialista em Estratégia e Regulatório - Rede Globo

Possui mestrado profissional em computação aplicada pela UECE (2015), MBA Executivo em Tecnologia da Informação pela UFRJ (2011), curso de extensão em Redes de Vídeo sobre IP pela UFRJ (2009) e graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela UFRJ/USU (2005). Atualmente é Especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo , Vice-diretor de Tecnologia da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), membro da Delegação do Brasil no ITU-R (SG 6) e na CITEL (CCP.II), membro do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED), membro do Grupo de Trabalho de Harmonização do Fórum ISDB-T Internacional.

Fernando  Gomes de Oliveira EAD

 

Palestrante: Fernando Gomes de Oliveira - Gestão e Planejamento de Projetos - Seja Digital

Fernando trabalha no setor de telecomunicações e broadcast desde 1996, promovendo soluções técnicas às principais emissoras de TV, operadores de TV por assinatura e provedores de Internet locais. Na Seja Digital, é responsável pela gestão e planejamento dos projetos de remanejamento de canais de TV com o objetivo de liberar a faixa de 700MHz, possibilitando a implementação de redes de 4G/LTE.

Palestrante: Sérgio Luís Nogueira Martines - Diretor Executivo - SM Facilities

Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Paraná e Técnico em Eletrônica pelo CEFET-PR (atual UTFPR), com pós-gradução em Gerência de Obras pela UTFPR e MBA em Gerenciamento de Projetos pelo ISAE/FGV. Possui 28 anos de experiência na área de engenharia de televisão e em gerenciamento de projetos, principalmente para o setor de telecomunicações, tendo atuado por 15 anos na Rede Paranaense de Comunicações, afiliada da Rede Globo. Atuou como consultor em Gestão de Projetos para as áreas de Energia, Financeira, Recursos Humanos, Indústria, Terceiro Setor, Jurídica, Recursos Humanos e Saúde. Atualmente é Diretor Executivo SM Facilities, empresa de serviços de engenharia que presta serviços técnicos e de construção para a área de radiodifusão e de telecomunicações. É também Diretor de Relações Institucionais do PMI-PR e professor de gerenciamento de projetos na Universidade Positivo e SENAI.  

Palestrante: José Frederico Rehme - Diretor da SET / Diretor da TVCI / Professor da Universidade Positivo

José Frederico Rehme é Diretor de Ensino da SET, Coordenador e Professor do Curso de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energia da Universidade Positivo e Diretor de Engenharia da TVCi.