Sessão Call for Papers

Sessão Call for Papers

Este painel apresentará um conjunto de trabalhos científicos que foram submetidos ao Call for Papers promovido anualmente pela SET.
Os trabalhos selecionados serão publicados no SET International Journal of Broadcast Engineering (SET IJBE) um periódico científico internacional cujo objetivo é a difusão de conhecimento sobre engenharia de comunicações, especialmente das áreas de broadcast e novas mídias.
O SET IJBE busca pesquisas atuais que componham o estado da arte dessas tecnologias.

Moderador: Ronald Siqueira Barbosa – Comitê de ensino SET/ Professor de Comunicação Óptica, Sistemas de Televisão, Princípios de Comunicação e Antenas

Formado no curso de Engenharia Elétrica (Eletrônica) pela Universidade de Brasília, Mestre em Ciências (MSc) pelo Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro. Com grande experiencia no mercado de radiodifusão como consultor e participantes das associações de emissoras e de engenharia coordenando diversos grupos de trabalho. É Professor Assistente II do Centro Universitário - Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB, desde 2012, onde leciona as disciplinas Comunicação Óptica, Sistemas de Televisão, Princípios de Comunicação e Antenas, e Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC e participação em Bancas Examinadoras de TCC no IESB. Atual membro do comite de ensino da SET.

Algoritmos, inteligência artificial e NLG na produção do jornalismo Brasileiro

Este trabalho avalia o cenário e as possibilidades de utilização de tecnologias como algoritmos, inteligência artificial e linguagem NLG em empresas de mídia brasileiras. Foi realizada pesquisa exploratória e descritiva, além de observação participante e análise documental de dados de 10 organizações. Dentre os resultados alcançados destacam-se descrença e ceticismo com os algoritmos, aliados à escassa possibilidade de adoção dessa tecnologia no curto e médio prazo para produção de notícias.

Palestrante: Lucas V. de Araujo - Professor da Universidade Estadual de Londrina, da Faculdade Cásper Líbero e do Centro Universitário FAG

Lucas Vieira de Araujo é doutor em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Nasceu e iniciou os estudos em Londrina (PR), onde fez graduação em Jornalismo e mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Trabalhou em emissoras de TV como Rede Globo, Rede Record e Grupo RBS. Atualmente é professor da UEL, da Faculdade Cásper Líbero e do Centro Universitário FAG. Autor do livro Inovação em Comunicação no Brasil, pioneiro no país em pesquisa empírica na área.

Otimização da escolha do modelo de propagação por medição de campo e inteligência artificial

O modelo de propagação a ser escolhido no projeto de uma estação de televisão terrestre é um ponto crítico para a predição da área de cobertura. Esse artigo apresenta um estudo para a escolha do modelo de propagação, através da utilização de inteligência artificial (IA). Utilizando o critério de escolha do modelo de propagação que apresenta o menor erro entre a medição de campo e a simulação de software, foi desenvolvido um método de IA de aprendizagem por classificação.

Palestrante: Alberto Leonardo Penteado Botelho - Engenheiro de projetos na LM Telecomunicações

Alberto Leonardo Penteado Botelho é mestrando em engenharia elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação em Engenharia Elétrica modo Telecomunicações pela Universidade Paulista, especializações em Engenharia de Sistemas de Televisão Digital pelo Instituto Nacional de Telecomunicações, Engenharia de Redes de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou na Rede TV! de 2002 até 2011 e desde 2011 trabalha na LM Telecomunicações (grupo RecordTV) como engenheiro de projetos.

Design de filtro passa-baixa de microfita ‘stepped impedence’ para a coexistência da transmissão de TV e sistema móvel LTE próximo a 700 Mhz

A evolução das redes móveis tem demandado mais espectro de frequências e em muitos países parte da faixa UHF anteriormente alocada para a transmissão de TV agora é utilizada para redes móveis de banda larga e é importante evitar qualquer interferência causada por sinais transmitidos em bandas adjacentes.
No Brasil e em outros países, o novo espectro está sendo atribuído às redes móveis Long Term Evolution (LTE) na faixa de 700 MHz, próxima ao espectro de freqüência usado pela transmissão de TV. Neste contexto, o artigo apresenta um filtro passa-baixa de microfita para ser usado no televisor e evitar interferências produzidas pelos sinais LTE.
O filtro proposto, Chebyshev passa-baixa de quinta ordem com ondulação de 0,01 dB e freqüência de corte em 700 MHz, foi projetado usando o método de microstrip step-impedance. Inicialmente o filtro foi simulado no simulador de onda completa Ansoft HFSS, sendo fabricado posteriormente por processo fotolitográfico em uma placa FR-4. Por fim, testamos o dispositivo utilizando analisador de redes vetoriais e os resultados medidos apresentaram boa concordância com as simulações.

Palestrante: Paulo Eduardo dos Reis Cardoso - Doutorando - DECOM-FEEC-UNICAMP

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela FEEC-Unicamp (2002) e mestrado em Engenharia Elétrica (Eletrônica) pelo DEMIC-FEEC-Unicamp (2005). Atualmente é Doutorando no DECOM-FEEC-Unicamp, pesquisando TV Digital. Esta licenciado do cargo de Especialista em Regulação da Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel, onde atua na Coordenação de Outorga e Recursos à Prestação, na Gerência Regional da Anatel em São Paulo, trabalhando com o Licenciamento e Alteração de Características Técnicas das estações de Radiodifusão. Anteriormente, atuou na Fiscalização Técnica em entidades de Radiodifusão e na solução de problemas de radiointerferência em qualquer sistema de telecomunicação. Foi responsável pelo Regulamento Técnico para Emissoras de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada e pela análise de processos de viabilidade técnica para inclusão ou alteração do Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada. Participou como observador do Governo Federal nos testes de Radiodifusão Sonora Digital, tanto nos testes do padrão americano - HD Radio, em 2008 e 2012, como nos testes do padrão europeu - DRM, em 2010. Atuou como Pesquisador de Telecomunicações da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações - CPqD.

Melhoria da transmissão de conteúdos em Sistemas de Radiodifusão: Proposta Potencial para Rayleigh e Multichannel Rician

Um modelo baseado em eventos discretos foi devolvido e aplicado a um sistema de transmissão, usando o ambiente de simulação Simulink do software MATLAB. Com o objetivo de melhorar a transmissão do conteúdo, através de um processo de pré-codificação de bits aplicando eventos discretos no sinal antes do processo de modulação, com a implementação de entidades discretas no processo de geração de bits. Os resultados mostraram melhor desempenho computacional relacionado ao tempo e à utilização de memória, relacionados à compressão da informação.

Palestrante: Reinaldo Padilha - Doutorando pelo Departamento de Comunicação (DECOM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP),

Graduado em Engenharia de Computação (UNIPINHAL - 2014). Atualmente, é Doutorando pelo Departamento de Comunicação (DECOM), da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pesquisador do Laboratório de Comunicação Visual (LCV). Também é atualmente Proceedings Chair do Simpósio Brasileiro de Tecnologia (BTSym). Possui interesse e afinidade na área de pesquisa científica e tecnológica, além de conhecimento em programação, simulação, sistemas operacionais, engenharia de software, broadcasting e telecomunicações.

Proposta de um Algoritmo Médico Baseado na Aplicação de Técnicas de Processamento Digital de Imagem e Comunicação Visual

A contagem de eritrócitos e leucócitos ajuda a detectar vários tipos de doenças. Dada a ampla aplicabilidade da Watershed Transform (WT) e Morphological Operations (MO), foi desenvolvido o algoritmo WT-MO para segmentação, detecção e contagem de células sangüíneas. O algoritmo WT-MO resulta em alta precisão (93%). Portanto, o algoritmo é preciso, confiável e uma técnica de baixo custo, que pode ser aplicada como uma terceira metodologia para realizar os testes laboratoriais e acelerar o diagnóstico médico adicional.

Palestrante: Ana Carolina Borges Monteiro - Aluna de mestrado na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Graduada em Biomedicina. É aluna de mestrado na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atualmente, desenvolve projetos de pesquisas referentes a algoritmos para a detecção de células sanguíneas através de técnicas de processamento de imagens digitais. É pesquisadora no Laboratório de Comunicações Visuais (LCV). Atua no Brazilian Technology Symposium (BTSym) como membro do Comitê Organizador e Executivo e como membro do Comitê de Revisores Técnicos.

Testes de Campo para Produção de Áudio Broadcast Imersivo e Interativo

A Nova Geração de Áudio oferece novos recursos para o consumidor, como interatividade avançada, som imersivo e reprodução otimizada em diferentes dispositivos de reprodução. Este documento descreve o fluxo de trabalho para a criação de conteúdo de áudio 3D MPEG-H com foco na produção de transmissão para aplicativos ao vivo e off-line. É mostrado como as novas ferramentas podem ser integradas em fluxos de trabalho de produção bem estabelecidos e como elas garantem o controle total dos mixes produzidos. Os cenários de produção são apresentados usando exemplos de uma competição internacional de música e um grande evento de tênis.

Yannis Grew - Fraunhofer Institute for Integrated Circuits IIS

Yannik Grewe nasceu em Böblingen, Alemanha, em 1991. Recebeu o B.Sc. em engenharia de audiovisual pela universidade de ciências aplicadas Offenburg, Alemanha. Ingressou no Instituto Fraunhofer de Circuitos Integrados IIS em 2013 como cientista e engenheiro de aplicação de campo para MPEG-H 3D Audio. Y. Grewe está particularmente envolvido no desenvolvimento de ferramentas de produção para Áudio de Próxima Geração, testes de campo para Áudio 3D MPEG-H, som 3D para transmissão e realidade virtual.

Um Estudo Técnico sobre Uma Estrutura Cooperativa de Rede Híbrida para Entrega de Conteúdo em Vídeo.

A estrutura cooperativa da rede híbrida é um tópico de interesse atual na academia e na indústria, já que pode servir para aprimorar as tecnologias de entrega de conteúdo para enfrentar o “tsunami de dados móveis”. Este artigo considera as tecnologias mais recentes no ambiente de transmissão e banda larga para incentivar o uso de um protocolo flexível na camada física

Diego Arturo Pajuelo Castro - Doutorando da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Diego Arturo Pajuelo Castro é doutorando pelo Departamento de Comunicações (DECOM) da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e atua como pesquisador pelo Laborátorio de Comunicações Visuais (LCV). Ele trabalho por alguns anos em um dos principais Centros de Operações de Rede (NOC) no Perú, Telefonica, quem fornecem o serviço de televisão digital à Região da America Latina. Atualmente, está empenhado na área de novas tecnologias para os sistemas de televisão, redes cooperativas, codificação de vídeo e conteúdo de alta faixa dinâmica (HDR).