Visão Geral do 5G: Situação Atual e Cenários para a Rede Inteligente do Futuro

Visão Geral do 5G: Situação Atual e Cenários para a Rede Inteligente do Futuro

Nos últimos anos muito se fala em 5G, transformação digital, tecnologias disruptivas, virtualização de funções de rede (NFV), redes definidas por software (SDN),”fatiamento” de rede (network slicing), plataformas de serviços com uso intensivo da nuvem, OSS/BSS, Big Data, Analytics, inteligência artificial, Machine Learning,Deep Learning, automatização e uma série de outros termos e conceitos não muito usuais para uma boa parte dos profissionais de nossa área. Ao mesmo tempo,uma série de soluções que antes eram vendidas como produtos passaram a ser oferecidas como serviços (xaaS – almost everything as a Service), surgem novos serviços digitais e novos modelos de negócios, cresce exponencialmente o tráfego nas redes,principalmente de conteúdos audiovisuais e se configura toda uma grande complexidade como desafio. Será que a Tecnologia 5G irá envolver tudo ou a maior parte disso, não só para serviços móveis, mas para praticamente tudo em termos de telecomunicações criando um novo ecossistema de aparelhos conectados daqui a poucos anos? Haverá impactos para a área do audiovisual ?

Neste painel você terá a oportunidade de se atualizar em 5G,aplicações,serviços e tecnologias envolvidas, sua abrangência, onde estamos a nível de cronograma, próximos passos e tendencias.

Moderador: J.R. Cristóvam - Diretor Técnico - UNISAT

Atua na área de comunicações via satélite desde 1983, tendo liderado equipes de projetos em diversas ocasiões. Sócio-Diretor e um dos fundadores da UNISAT em 1990. Diretor Técnico da empresa, consultor sênior de empresas nacionais e internacionais. Antes da criação da UNISAT, trabalhou na NEC, TELEBAHIA e na EMBRATEL, nas áreas Nacional e Internacional, em comunicações via satélites Brasilsate Intelsat, tendo integrado o Departamento de Comunicações Domésticas via Satélite, conhecido como SAT.Engenheiro de Operações modalidade Eletrônica pela UFRJ, Engenheiro Eletrônico pela Escola de Engenharia da UGF, Pós-Graduado na UFF em Telecomunicações, cursos de especialização no Japão (NEC, NTT e Anritsu) e nos EUA (TCB – Thomson).

Transformação futura das redes de telecomunicações: o caminho para o 5G e além

A palestra irá fornecer uma visão geral das principais tecnologias que são parte integrante do 5G, e o que separa o 5G das gerações anteriores de tecnologias de acesso por rádio. Vai explorar também  as imensas possibilidades de uso e o suporte para novas verticais habilitados pela tecnologia. A palestra também fornecerá uma visão geral do status atual de adoção da tecnologia globalmente, e possíveis futuros roadmaps de implantação.

Keynote Speaker: Athul Prasad - Head of 5G Business Modeling & Analysis- Nokia

Dr. Athul Prasad é um experiente gerente sênior, pesquisador, inovador e tecnólogo, com uma paixão pela mudança através de inovações disruptivas. Ele trabalhou em várias empresas de telecomunicações, como Huawei, Nokia e NEC, em pesquisa, gerenciamento de negócios e desenvolvimento de produtos por mais de 10 anos. Atualmente, ele faz parte do programa de liderança 5G da Nokia e é o chefe da 5G Business Modeling & Analysis, com sede em Helsinki, na Finlândia. Ele também contribuiu para o projeto principal 5G-PPP fase-2 em multicast / broadcast chamado 5G-Xcast, como gerente técnico do projeto. Seus interesses de pesquisa incluem capacitadores de tecnologia para sistemas 5G end-to-end, especialmente em novos mercados e verticais, como mídia e entretenimento, e está sempre à procura de inovações tecnológicas disruptivas em 5G que impulsionem a criação de valor dentro do ecossistema. Ele é o co-autor e co-inventor de mais de 80 publicações internacionais, pedidos de patente (incluindo patentes concedidas), relatórios técnicos e contribuições para padrões. Ele ganhou o prêmio de melhor artigo no IEEE VTC-Spring 2013 e o melhor paper 5G no IEEE BMSB 2018, e participou de várias conferências e importantes journals. Ele recebeu seu mestrado, M.Sc. (Tech.) (com distinção) e doutorado, D.Sc. (Tech) em Engenharia de Comunicações pela Aalto University, e está cursando o Programa de Educação Executiva de um ano (LEAD) em Inovação Corporativa pela Graduate School of Business da Stanford University. Ele é membro da IEEE Broadcast Technology Society.

Ações da Anatel na Gestão do Espectro para 5G

Faixas de frequências para IMT;
IMT-2020 e atuação da Anatel junto à UIT nos estudos para identificação de novas faixas (ondas milimétricas);
Projetos na Agenda Regulatória da Anatel;
Testes de convivência entre o IMT-2020 operando na faixa de 3.5 GHz e sistemas satelitais operando na banda C.

Palestrante: Alex Pires de Azevedo - Assessor na Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão da Anatel

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília - UnB (2005), pós-graduação em Regulação de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel (2011) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília - UnB (2013). Atualmente é assessor na Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão da Anatel, com 5 dos 13 anos de atuação na Anatel dedicados à gestão do espectro, onde teve oportunidade de participar dos testes de campo do 700 MHz e coordenar o Grupo Técnico de Recepção (GT-Rx) do GIRED.

5G: Evolução das especificações no 3GPP, desafios e casos de uso

Evolução das especificações 3GPP (5G-NR NSA e SA – espectro, modulações, etc.)
Desafios da implantação do 5G: sincronismo, virtualização, antenas Massive MIMO, Interferências do 5G na faixa de 3.5GHz com os serviço de TVRO (TV via satélite na Banda C)
Casos de uso: IP-TV, VoD, IoT crítico, IoT massivo, etc.

Palestrante: Carlos Alberto S. Camardella - Consultor de Engenharia de Telecom – Diretoria de Evolução Tecnológica de Redes – Claro Brasil

Formação em Engenharia Elétrica, com ênfases em Eletrônica e Sistemas, e posterior especialização em Telecomunicações, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Iniciou sua vida profissional em projetos militares brasileiros, como projetista de sistemas de radar e controles de armas das fragatas e do Porta-Aviões Minas Gerais, da Marinha de Guerra. Na área de telecomunicações, ingressou na Embratel em 1999, atuando na implantação das primeiras redes ATM, no desenvolvimento do QoS (qualidade de serviço) para os serviços nas redes Frame-Relay e Backbone IP, na implantação da primeira rede de transporte de sinais digitais de contribuição para emissoras de TV em nível nacional, no projeto da nova rede de vídeo IP de contribuição para emissoras de TV (EvSOL) e nos testes e implantação das primeiras redes WiMax, Metro Ethernet e GPON. Integrado à área de Evolução Tecnológica, sempre atuou no desenvolvimento de novos produtos e serviços, como o Netfone, e pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias como IoT, 4,5G, 5G, SDN e NFV, para todo o grupo Claro Brasil. Também participa da Comissão de Frequências do Projeto 5G Brasil da Telebrasil, como um dos relatores.

5G a Plataforma para a Disrupção Digital

O 5G é uma oportunidade para alinhar os casos de uso com ganho econômico e uma oportunidade de impulsionar novas fontes de valor de rede via fatiamento de rede, automação, rádio desagregado por software e aplicativos avançados, como realidade aumentada. O 5G é a plataforma para a disrupção digital.

Palestrante: Cristina Gavazza - Especialista Master em Inovação e Desenvolvimento de Negócios da TIM

Cristina Gavazza tem mais de 16 anos de experiência no setor de telecomunicações e é especialista na implementação de parcerias de negócios disruptivas que envolvem a adoção de novas tecnologias e a aplicação estratégica de regulamentação específica para o setor. Formada em Engenharia de Produção pela UFF e com mestrado pela mesma universidade, Cristina também possui MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2005 na TIM Brasil, participou ativamente dos processos de avaliação e aquisição de novas faixas de radiofrequencia e da criação e estruturação do programa de Open Innovation da TIM, que busca parcerias para o desenvolvimento de novos negócios moldados pela adoção de novas tecnologias.