Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Vídeo 360 graus

REALIDADE VIRTUAL, REALIDADE AUMENTADA, VÍDEO 360 GRAUS

Vamos inaugurar a trilha “Inovação e Tecnologias Disruptivas” do SET EXPO falando de uma das tecnologias mais inovadoras, disruptivas e exponenciais vistas na história do cinema, tv, games e broadcast.
A idéia deste painel é trazermos um panorama das novas tecnologias de Realidade Virtual, vídeos 360, intercalando entre apresentações, debates e perguntas do público. Nossos temas irão mostrar como profissionais do audiovisual que estão devorando esta tendência, pela visão de mercado, da academia, dos fabricantes, pesquisadores e artistas, estão (e podem) transformar a indústria de inovação televisiva, para um conteúdo mais imersivo e realmente interativo e transmídia.

Moderador: Rodrigo Dias Arnaut - Diretor de Tecnologia, Inovação e Criatividade no Esconderijo Criativo e Mundo360

Professor na FAAP, especialista, realizador e um “Inovador Disruptivo" em Transmidia, em “Imersão Virtual", e em “Interação e Engajamento”. Presidente América Latina da Choicely.com (plataforma de votação online). Mestre em Inteligência Artificial pela Poli/USP e Pós em Gestão pela ESPM. Diretor na SET, Fundador da EraTransmidia, liderou por 21 anos projetos de inovação e tecnologia na Globo.

Poética, Técnica e Estética em vídeo em 360º

Relato de caso da realização de vídeo em 360º, com integração virtual em 3D, e procedimentos de efeitos de ambiência imersiva sonora em espacialização, profundidade de campo, limites da “mise-en-scène” no espaço fílmico e a imersão, na busca de linguagem de uso e de produção e de elaboração de estética e poética técnico-narrativas.  Este filme é parte da pesquisa desenvolvida no projeto “criação de conteúdos audiovisuais digitais em interatividade, multitelas, multiplataformas e ambientes imersivos”,  do “LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais”, do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Palestrante: Almir Almas - Professor Associado e Chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão ECA - Universidade de São Paulo / Vice-diretor de Cinema - SET

Professor Associado e Chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídias e Tecnologias Digitais e do Obted – Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica. Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cineasta/ Videoartista/VJ; Artista do Coletivo de Arte Cobaia. Vice-Diretor de Cinema da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET). Autor de "Televisão digital terrestre: sistemas, padrões e modelos".

Realidade Virtual como uma nova percepção e Representação da realidade

Imagens imersivas digitais são visões de um tempo virtual que estamos nos acostumando a viver…

Palestrante: José Renato Bergo - Roteirista e Editor de Video - Figura Web Filmes

Formado em Artes Plásticas pela FAAP; Pós Graduado em Comunicação com ênfase em Mídias Interativas pelo SENAC. Mestrando em Audiovisual pela UAM (Universidade Anhembi Morumbi) com o tema "Orientação de telas nos meios Audiovisuais". Profissional de Comunicação Audiovisual há 25 anos, Diretor, Roteirista e editor de videos Corporativos na Figura Web Filmes, trabalhou em redes de televisão como Globo e Bandeirantes, empresário por 12 anos no mercado de comunicação empresarial. Docente de MBA em Mídias Sociais sobre StoryTelling e cursos para "Introdução ao Audiovisual” para crianças. É membro da Associação EraTransmidia e Gerencia as páginas Mobilidade Linda e Mundo360.

Áudio Imersivo – Audiovisual 360 e Realidade Virtual

Na era da Transformação Digital Multiplataforma e da crescente adesão à interatividade, o áudio imersivo tem um papel que vai além de melhorar as formas de consumir conteúdo. É uma ferramenta diferenciada e em plena ascensão, onde uma visão apurada sobre conceitos, desafios e investigações nos fluxos de trabalho podem impulsionar a criatividade, produtividade e engajamento do usuário.

Palestrante: Alex Sobral - Engenheiro de áudio

Produtor e engenheiro de áudio, desde 1994 na indústria fonográfica, Cinema e Televisão. Especializado em formatos Multicanal e Surround, atuou como um dos responsáveis pela implantação das laboratórios da Dolby sediado no Brasil, empresa que trabalhou entre 2011 e 2015. Desde então, dedica-se exclusivamente à pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, consultoria para adaptação de fluxos de trabalho, além de aplicações em audio 3D espacial para conteúdos em Videos 360, Realidade Virtual e Desenvolvimento de Games.

A reconstrução 3D de uma cena utilizando duas imagens 2D em atividade complexa

A reconstrução 3D de uma cena utilizando duas imagens não calibradas é uma atividade complexa.
A obtenção da informação 3D a partir de imagens pode ser utilizada em diversas aplicações, por exemplo, na navegação  de robôs moveis, medicina, arqueologia , arquitetura, restauração e vídeo entretenimento. A partir das informações geométricas, recuperadas com algoritmos avançados, é possível determinar corretamente as coordenadas globais de um objeto em  cena permitindo até sua reconstrução.

Palestrante: Juliano Milanez - sócio - Omnistream LTD

Com mais de 15 anos de experiencia na área de High- Tech com enfase em Realtime Graphics Solutions, Virtual Sets VR e AR de alta precisão. Especializado em IT e Ciência da Computação, atualmente sócio e business development na Omnistream LTD, startup Israelense especializada em vídeo e áudio streaming via dispositivos moveis com alta perfomance, qualidade e baixa latência.

Internacionalização do XR Brasileiro

Aceleração e internacionalização de startups: as empresas brasileiras de XR (eXtended Reality) estão prontas para serem globais?

Palestrante: Marcos Alves - Sócio e Head de Ventures da Dream2B e Presidente do HUB XRBR

Há mais de 20 anos liderando e investindo em produtos digitais, negócios em tecnologia de ponta e inovação, Marcos Alves é sócio e Head de Ventures da Dream2B, empresa especializada na aceleração e internacionalização através do Canadá de startups em tecnologias emergentes como Realidades Virtual, Aumentada e Mista (X-Reality), Internet das Coisas (IoT), Blockchain e Inteligência Artificial. Empreendedor, investidor e mentor de startups, co-fundou 3 empresas e criou uma venture builder (startup studio) para idear e lançar novas startups. Co-fundou e é atualmente presidente do XRBR – Hub Brasileiro de X-Reality, grupo de mais de 100 empresas do segmento de VR, AR e MR.

O que é produção virtual? O que você deve saber sobre isso …

Nos últimos anos, a produção virtual tornou-se um diferencial crescente usado nos principais filmes, séries de TV, notícias, esportes e eventos ao vivo em todo o mundo.
Esta técnica de produção inovadora e eficiente combina perfeitamente os dois reinos do real e virtual, criando visuais imersivos que agilizam o processo de produção, que agregam valor e melhoram a forma de exibir o conteúdo.
Como isso ajuda no fluxo de trabalho das produções de TV e de filmes? O que foi usado e como? O que vem a seguir? Ouça mais de um especialista em realidade aumentada em tempo real.

Palestrante: Kingsley Cook - Executivo de Desenvolvimento de Negócios - Ncam

Antes de ingressar na Ncam (empresa fundada em 2012 a partir de uma exigência de uma solução de realidade aumentada, em tempo real, para filme e que ganhou o Prêmio de Design de Experiência 2017 de Melhor Uso de Realidade Virtual ou Realidade Aumentada, concedido à Ford pela apresentação de marketing 'Advanced Reality') passou mais de 10 anos adquirindo uma valiosa experiência em Efeitos Visuais dentro da indústria cinematográfica do Reino Unido. Trabalhou em grandes sucessos como "O Cavaleiro das Trevas" e a franquia "Harry Potter". O envolvimento de Kingsley em todos os projetos abrangeu a pré-produção, filmagem, pós produção e entrega do filme.

Demo NCAM (Projetos)

Demonstração de projetos de integração de cenários virtuais com rastreamento de imagem utilizando a NCAM.

Palestrante: Sergio Bourguignon - Diretor de Negócios - NCAM Latam

Engenheiro de Projetos de TV com larga experiência em Broadcast e participou da última implementação de VR com NCAM na Latam.

Produções de games em eXtended Reality e Imersive Storytelling

Como as novas plataformas de arenas e games de Realidade Virtual irão inundar o mundo de entretenimento nos próximos anos. Apresentação do case Pixel Ripped (game VR) e do Voyager VR (arena com experiências imersivas instalada no Shopping JK em São Paulo permanentemente)

Palestrante: Rodrigo M. Terra - Presidente da EraTransmidia Association / Co-fundador e COO da ARVORE Immersive Experiences

Pós-Graduado em Administração pela FGV. Especialista em Empreendedorismo pelo IBMEC-SP. Graduado em Rádio e TV pela FAAP-SP. Estuda e desenvolve conteúdos Transmídia desde 2006. Dirigiu e conduziu projetos diversos audiovisuais e transmídia para emissoras e produtoras independentes, pela Fazenda Urbana Digital e parceiros. Consultor em Transmídia no programa Objetiva Audiovisual pelo Sebrae/APRO, foi jurado e ministrou clínicas de projeto em festivais como Ventana Sur, Festival de Brasília além de international keynote speaker em evento internacionais como NABShow e VR Days Europe. É fã de LEGO, adora novela e cinema de gênero e é grande incentivador de novas mídias imersivas como Realidade Virtual, Mista e Aumentada. Hoje é presidente da Associação EraTransmidia, co-fundador e COO da ARVORE Experiências Imersivas