Novidades em Produção: inovação e tecnologia

Raimundo Lima_Diretor de Operações do SBT_ (21)

O painel abordará as principais inovações em produtos para o setor audiovisual que impactam positivamente na produtividade, nas rotinas de produção e na relação custo/benefício. Serão apresentados conceitos, roadmaps e provocações, além dos detalhes técnicos das ferramentas oferecidas.

Moderador: Raimundo Lima, diretor da Área Editoral da SET e diretor de Tecnologia e Operações do SBT

Com mais de 35 anos de atividades na televisão brasileira, passou pelos Diários Associados, TV Manchete, TV Globo (GINY), TV Band, TV Cultura/SP e Esporte Interativo. Durante esse período, ocupou diversos cargos nos departamentos de Jornalismo, Esportes, Dramaturgia e Entretenimento das emissoras por onde trabalhou. Com uma formação ampla, passou pela Universidade de Brasília, PUC-SP e Universidade Federal Fluminense, entre outras instituições. Atualmente, ocupa o cargo de diretor de Tecnologia e Operações do SBT.

Co-Moderador: Alexandre Sano, vice-diretor de Eventos da SET e gerente de Engenharia do SBT

Alexandre Sano é gerente de Engenharia SBT e vice-diretor de Eventos da SET. Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Mackenzie, com pós-graduação em TV Digital pela mesma universidade e em Gestão Empresarial e Inovação Tecnológica pela ESPM. Em 2002, iniciou as atividades no SBT e atualmente é responsável pela administração da infra-estrutura técnica de todo emissora em São Paulo. Atua também no desenvolvimento de soluções para melhoria continua das atividades. Participa das atividades desenvolvidas pela SET e pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre.

Palestrante: Hugo Gaggioni, Chief Technology Officer, Sony Professional Solutions Americas

Hugo Gaggioni é Diretor de Tecnologia da Sony Professional Solutions Americas, uma divisão da Sony Electronics Inc.

Gaggioni, na Sony desde 1988, possui várias patentes e foi autor de mais de 40 publicações técnicas nas áreas de compressão de vídeo, bancos de filtros digitais, dispositivos e sistemas HDTV e UHDTV. Antes de ingressar na Sony, ele trabalhou na RCA Corp. e Bell Communications Research.

Com interesses de pesquisa que vão desde processamento de vídeo digital e imagem e teoria da informação até compressão de vídeo / áudio e processamento de sinal multidimensional, Gaggioni participou de mais de 15 conferências internacionais nas áreas de HDTV, UHDTV e sistemas de compressão de banda larga. Ele também deu inúmeras apresentações e cursos de tutorial sobre processamento de sinais e tecnologias avançadas de vídeo em eventos internacionais patrocinados pelas organizações SMPTE, IEEE, SET e Eurasip.

Foi membro do grupo Advanced Television Advisory da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (1987 a 1994). É um membro da SMPTE e, em 2004, foi agraciado com a Medalha de Ouro Leitch pelo seu papel de liderança tecnológica. Além disso, em 2008, ele recebeu o Prêmio de Liderança em Tecnologia de Transmissão e Cabo dos Estados Unidos.

Gaggioni foi presidente dos grupos técnicos da SMPTE na Representação Digital das Normas de TV de Alta Definição 1125/60 (SMPTE 260M, 88′-92 ‘) e Digital HDTV Serial Interfaces (SMPTE 292M, 93′-96’). Ele também presidiu o grupo SMPTE na edição de fluxos de bits MPEG para o uso do estúdio de TV.

Representou a Sony Corporation of America no comitê ANSI X3-L3 e no grupo de codificação ISO / IEC MPEG de 1988 a 1996.

Gaggioni é formado em Telecomunicações, Engenharia de Sistemas e Engenharia Eletrônica pela Universidade de Essex em Colchester, Inglaterra; Universidade da Pensilvânia e Universidade de Columbia, respectivamente.

Soluções OTT para transmissão de conteúdo

Atualmente o tamanho do mercado de transmissão de conteúdo é de cerca de US$ 430 bilhões em todo o mundo, enquanto que o mercado global de vídeos online já é de US$ 37 bilhões, impulsionado pela popularidade dos serviços OTT. Estima-se que até o final de 2018, a TV linear tradicional e o OTT se tornarão intercambiáveis, ao passo que ao final desta década, mais pessoas assistirão a vídeo via internet do que por qualquer outra forma tradicional. Baseado nesses disrupturas, prestadores de serviços, radiodifusores e provedores de conteúdo vêm sendo forçados a atualizar sua infraestrutura para atender as novas tecnologias de multiplataformas. Para tornar esta transição mais eficiente é necessário usar soluções integradas que preencham o espaço entre o mundo da transmissão e o consumo de conteúdo multiscreen.

A apresentação focará nas soluções que a SES / MX1 oferece, entre elas,  uma gama completa de agregadores de conteúdo, gerenciamento de conteúdo, play-out de canal, vídeo online / VOD e demais serviços de distribuição para aumentar o alcance do público em qualquer plataforma de transmissão. As soluções da SES / MX1 são fornecidas através de uma plataforma de mídia unificada e inovadora. A solução MX1 360 tem interface de usuário única e permite o gerenciamento de mídia e entrega dos conteúdos lineares e não-lineares para qualquer plataforma de transmissão, VOD ou OTT, de forma rápida e eficiente.

Palestrante: Gustavo Bevilacqua Dutra, director of Sales, OTT Market, MX1 (SES), Latin America

Gustavo Bevilacqua Dutra possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pós-graduação em Distribuição de Vídeo sobre IP pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e MBA em Gestão Comercial e Vendas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Atualmente, é diretor de Vendas para o segmento de OTT da MX1 (SES) para o mercado latino-americano. Antes já havia trabalhado para grandes empresas como Telefônica, Claro, TV Globo e ATEME, atuando principalmente em comunicação de dados, transmissão de vídeo tradicional e multiplataformas, Over-The-Top (OTT), VOD, CDN e eventos ao vivo.

As Mudanças no Espectro de UHF e os Desafios para os Microfones sem Fio

O desligamento da TV analógica e a operação dos sistemas 4G na faixa de 700MHz, trouxeram uma enorme mudança no espectro de UHF, onde antigamente, os microfones sem fio, sistemas de retorno sem fio e similares podiam operar sem muitas dificuldades. Novas tecnologias de modulação e novos recursos para operação de microfones sem fio são necessários para hoje conseguirmos operar estes sistemas livre de interferências. Apresentaremos o panorama atual e as novas tecnologias para enfrentar este novo desafio.

Palestrante: Fernando Fortes, especialista sênior de Desevolvimento de Mercado Pró-Áudio, Shure do Brasil

Fernando Fortes é especialista sênior em Desenvolvimento de Mercado Pró-Áudio na Shure do Brasil.  Formado em engenharia elétrica, ele trabalha há mais de 25 anos no ramo de áudio profissional. Além de uma extensa experiência com produções teatrais, foi Sound Designer das Cerimônias de Abertura e Encerramento da Copa do Mundo FIFA Brazil 2014. Trabalhou também como coordenador de rádio frequências nos maiores eventos no Brasil, incluindo grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza entre outros. Antes de se tornar parte do time da Shure do Brasil, ele trabalhou como Audio Production Manager nas Cerimônias de Abertura e Encerramento Olímpica e Paraolímpica nos Jogos do Rio de Janeiro 2016.