SET EXPO mantém volume de negócios, apesar da crise econômica

Com corredores muito movimentados durante três dias intensos, a Feira de Produtos e Serviços do SET EXPO encerrou a edição de 2016 nesta quinta-feira, 1 de setembro, com a participação de mais de 14.000 visitantes do Brasil e do exterior no Expo Center Norte em São Paulo.

Os 150 expositores, representando cerca de 400 marcas mundiais, mostraram as últimas novidades do setor. “A expectativa de negócios relatada pelos expositores supera os 40 milhões de dólares, volume similar ao ano passado, apesar de uma retração de 10% na área líquida da feira”, explica Claudio Younis, diretor de Marketing da SET.

“Este ano, tivemos uma diminuição no número de expositores ocupando espaços menores, que são mais afetados pelo cenário econômico recessivo. Contudo, a participação expressiva de grandes expositores nos permitiu manter uma grande diversidade de marcas presentes na feira”.

Muito satisfeitos, diversos expositores apontaram um aumento no número dos decisores presentes à feira. Outro aspecto notado foi o aumento da presença de representantes dos países da América Latina. “O SET EXPO é referência internacional para as empresas que oferecem tecnologia e serviços para os mercados de broadcast e produção do Brasil, e cresce anualmente como polo latino-americano”, complementa Younis.

Os valores apontam também que, apesar da crise, o setor de produção audiovisual multimídia e radiodifusão continua mantendo sua força no Brasil, impulsionado por mudanças como o desligamento do sinal analógico de TV e a migração das rádios do sinal OM para o FM.

“A disseminação de equipamentos e serviços em ultra definição (UHDTV), tanto para produção como para transmissão de imagens e sons, presentes em boa parte dos estandes do SET EXPO, é outro fator importante para o sucesso da feira deste ano”, aponta o executivo da SET.

As tecnologias 4k e 8k também foram destaques do 28º Congresso de Tecnologia do SET EXPO, que teve aumento de cerca de 25% no número de congressistas. Painéis sobre o futuro da TV aberta e as transmissões experimentais em 8k durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 atraíram profissionais de emissoras de TV, produtores, engenheiros, estudantes e pesquisadores.

“Avaliamos com otimismo o cenário para 2017. Com a expectativa de retomada do crescimento econômico e com as novidades que estamos planejando, teremos um  SET EXPO ainda maior”, finaliza. No próximo ano, o evento ocupará o Pavilhão Vermelho e o Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 21 e 24 de agosto.