Saiba como foi o 3º Fórum da Radiodifusão

O 3º Fórum Latino Americano de Negócios de Radiodifusão reuniu radiodifusores e executivos das principais emissoras de rádio e TV do país e especialistas para debaterem temas como: panorama do rádio e televisão, tendências, panorama político e econômico e o futuro.

No discurso de boas-vindas aos convidados, o presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), Paulo Machado de Carvalho Neto, ressaltou a importância do evento, a temática escolhida e agradeceu a parceria da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) pelo terceiro ano consecutivo na realização do evento.

No primeiro painel os Srs.  Acácio Costa, João Monteiro de Barros Neto e Rodrigo Neves, diretores da AESP, abordaram sobre a experiência das primeiras emissoras do Estado de São Paulo que migraram do AM para o FM na cidade de Barretos, com muita interação da plateia foram debatidas as oportunidades de negócio.

O panorama da economia brasileira apresentado pelo Dr. Gesner Oliveira, economista do ano eleito pela Ordem dos Economistas do Brasil, ressaltou a situação atual, a movimentação do mercado nos últimos meses, projeções e considerações  sobre as tendências do mercado publicitário e a concorrência que o rádio e a televisão têm enfrentado com o avanço das novas mídias. Destacou ainda a importância dos investimentos para sair da recessão, principalmente em infraestrutura.

No terceiro painel, a Prof.ª Eliane El Badouy Cecchettini fez uma brilhante apresentação sobre o panorama da televisão brasileira, tendências do mercado, destacando as mudanças de comportamento dos telespectadores.

O 3º Fórum encerrou o primeiro dia de trabalho com o painel: Mídia Global: Tendências Tecnológicas & Mercado da América Latina, apresentado por Darren Whitehead – Diretor de Desenvolvimento de Negócios da IABM, que apresentou dados específicos relativos ao mercado latino-americano, uma pesquisa única da IABM sobre tendências Global e finalizou com uma perspectiva para o ambiente de negócios, sobre o que é mais importante para as emissoras agora.

No segundo e último dia participamos da abertura oficial do Congresso com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Sr. Gilberto Kassab e com a participação de mais de 12 representantes oficiais dos países da América Latina e os acompanhamos na abertura da Feira.

Na tarde de terça-feira, o jornalista e professor Reinaldo Azevedo falou sobre o panorama da política brasileira.

O futuro – A transformação digital e as organizações exponenciais, foi o tema escolhido para o encerramento do evento, com a participação do Sr. Luís Rasquilha – CEO da AYR Consulting Worldwide e da Inova Business School, que destacou as mudanças de comportamento dos consumidores o desaparecimento de renomadas empresas e o grande desafio de se reinventar e projeções para o ano de 2100.

O 3º Fórum Latino Americano de Negócios de Radiodifusão foi realizado pela SET, em parceria com a AESP, nos dias 29 e 30 de agosto de 2016, em São Paulo, durante o SET EXPO 2016, foi patrocinado pela FENAERT – Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão, teve o apoio publicitário da SABESP e o apoio institucional das entidades de radiodifusão AIR e ABERT.

O SET Expo 2016 contou ainda com uma Feira com mais de 200 fabricantes nacionais e internacionais com produtos e serviços do setor.

 

Fonte: AESP