Transformando o online em audiência e vendas

Já virou clichê dizer que as rádios precisam estar na internet. Mas o que isso significa de fato? Como trabalhar a presença online da rádio de forma eficiente e manter-se relevante em um mercado multiplataforma?

Em uma era de Facebook, Netflix e Spotify, que as pessoas se comportam e consomem de forma diferente e são impactadas por diversos meios, as rádios precisam reforçar a sua relevância e exercer sua influência também nos canais online, que tornaram-se um dos maiores pontos de interatividade, entretenimento e informação.

Os ouvintes desejam consumir o conteúdo da rádio a qualquer momento, não apenas ao vivo, que é o conceito de sob demanda, além de ter uma experiência cada vez mais próxima dos seus interesses e ajustada à sua rotina. E, para que isso aconteça, é imperativo conhecer cada um e saber quais as promoções mais atrativas, que tipo de programação mais lhe agrada, conteúdo que gosta de ler; se ele possui formação superior, tem animais de estimação ou se possui casa própria, por exemplo. Portanto, é fundamental captar, armazenar, gerenciar e analisar esses dados da audiência para distribuir com assertividade.

As informações coletadas permitem ações para o crescimento do engajamento dessa audiência, que é essencialmente o produto das rádios. Como consequência, impactam também direta e positivamente no resultado das campanhas comerciais, pois permitem que as rádios criem segmentações de acordo com o perfil e critérios de sucesso de cada campanha, investindo de maneira inteligente a verba de mídia e diferenciando-se da concorrência, que agora vai além das outras rádios e TVs da região.

Na prática, o mercado de Rádio fortalecido e, de fato, dinâmico, relevante e entregando mais sucesso em cada campanha, com resultados melhores para todas as partes.